Os mercados globais estavam em alerta na segunda -feira, quando o impulso para encerrar a guerra na Ucrânia parecia aumentar, com os líderes europeus indo a Washington para mais conversas com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o fim do conflito.
Os mercados europeus mantiveram negociações mistas após a reunião de Trump com o presidente russo Vladimir Putin, no Alasca, na sexta -feira (15), enquanto a ação futura nos EUA caiu. Ao mesmo tempo, as taxas da Ásia -Pacífico agiram principalmente em ascensão à noite, antecipando as conversas na Casa Branca.
Os investidores esperam o fim da guerra da Rússia-Ucrania-um conflito que começou em 2022 e que abalou a economia global, interrompendo as cadeias de comércio e suprimentos e criando abissa geopolítica entre grandes economias do oeste e o leste, está mais perto agora do que qualquer outro momento.
Mas especialistas dizem que as conversas iniciais entre as partes interessadas Rússia, Ucrânia, Europa e EUA são apenas o começo de uma maneira longa e complicada de um cessar-fogo como as conversas inconclusivas de Trump com Putin na sexta-feira demonstrou.
Isso seria um contraste impressionante com o gosto bem documentado de Trump por acordos rápidos e deveria servir como um aviso ao otimismo dos mercados globais, dizem especialistas.
“Os acordos de paz levam muito, muito tempo para alcançar”, disse ele CNBC Na segunda-feira, James Legenagel, pesquisador visitante do Aleman Marshall Fund e ex-Bandery dos EUA na Alemanha.
“E o que Putin disse é que ele quer negociações de paz para continuar a guerra, sabendo que não haverá um acordo de paz por um longo tempo. Isso simplesmente não é aceitável”, disse ele.
“Um acordo de paz não pode ser negociado por cinco anos, dez anos e permitir que os russos continuem sua guerra contra os ucranianos”.
Saber mais:
Bolsas de estudo da Europa caem antes de uma reunião sobre a Ucrânia, mas as ações de energia renováveis saltam
“Nenhuma Ucrânia na OTAN”, diz Trump pressionando um acordo de paz com a Rússia
Sob pressão
O presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o chefe da OTAN, Mark Rutte, o chanceler alemão Friedrich Merz, o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro -ministro britânico Keir Strmer estão entre os líderes europeus que viajam para Washington para conversas na segunda -feira.
Eles acompanham o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, para discutir o futuro e as possíveis condições da Ucrânia para um acordo de paz, incluindo trocas de território (supostamente propostas por Putin) e garantias de segurança-todas consideradas cruciais pela Europa, se houver um cessar-fogo e paz. Trump descartou a possibilidade de a Ucrânia retomar o controle da Crimeia, invadido pela Rússia em 2014, e ingressar na OTAN.
A reunião segue a cúpula de Trump com o presidente russo Vladimir Putin na última sexta -feira (15), mas as conversas terminaram sem cessar -fogo. Foi amplamente libertado desde então que Putin disse a Trump que concordaria com um cessar -fogo se a Rússia recebesse a região leste ucraniana de Donbas.
A perspectiva da Ucrânia não é otimista, considerando que Putin já havia rejeitado a oferta de um cessar -fogo que poderia formar a base para negociações de paz. “Conseguir um grande acordo de paz é muito mais difícil”, disse Oleksiy Goncharenko, legislador ucraniano, disse CNBC na segunda -feira.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.