Sam Altman transformou o Abrir em um fenômeno cultural com o Chatgpt. Agora, três anos depois, ele persegue onde está o dinheiro real: o mercado corporativo.
O lançamento do GPT-5, o novo modelo de inteligência artificial da OpenAI na semana passada, foi turbulento. Os críticos reclamaram da falta de intuitividade, que acabou levando a empresa a pagar o GPT-4 a chatbot pagar clientes.
Mas o GPT-5 não foi feito para o consumidor final. É a aposta do OpenAI conquistar o mercado corporativo, onde o rival antropic saiu à frente.
Com apenas uma semana no ar, startups como cursor, verce e fábrica já fizeram do GPT-5 o modelo padrão em produtos e ferramentas-chave, destacando sua configuração mais rápida, melhores resultados em tarefas complexas e preço mais baixo.
Leia também:
O OpenAI lança o novo modelo GPT-5 para todos os usuários do ChatGPT
Sam Altman diz que o GPT-5 ‘é muito melhor para os negócios’
ChatGPT-5: Expectativas, frustrações e quais mudanças no uso de IA
Algumas empresas afirmam que o GPT-5 agora é igual ou supera Claude na área de código e interface-uma área que era anteriormente dominada por antropia.
A Box, outro cliente corporativo, testou o GPT-5 em documentos longos e lógicos. O CEO Aaron Levie disse à CNBC que o modelo é um “avanço”, afirmando que possui um nível de raciocínio que os sistemas anteriores não conseguiram alcançar.
Nos bastidores, o OpenAI criou sua própria equipe de vendas corporativas – mais de 500 pessoas sob o comando do COO Brad Lightcap – que opera independentemente da Microsoft, o principal investidor e parceiro de nuvem da startup. Os clientes podem acessar os modelos OpenAI via Microsoft Azure ou diretamente pelo próprio OpenAI, que controla a API e a experiência do produto.
Ainda assim, a economia é brutal. Os modelos são caros para manter o OpenAI e o Antrópico estão gastando alto para criar lealdade ao cliente. O Openai deve queimar cerca de US $ 8 bilhões este ano.
Essa é uma das razões pelas quais os dois buscam novas contribuições de capital.
O OpenAI avalia uma venda secundária de ações que podem avaliar a empresa em cerca de US $ 500 bilhões e disse que o ChatGPT está próximo de atingir 700 milhões de usuários semanais.
A Antrópica, por sua vez, busca novos investimentos que podem levar sua avaliação em US $ 170 bilhões.
Conquistando o mercado corporativo
O GPT-5 é significativamente mais barato que o Claude Opus 4.1, o modelo mais avançado do Anthrópico em alguns casos, até sete vezes e meia menos dispendioso, mas o OpenAI gasta a infraestrutura para apoiar essa vantagem.
A estratégia da OpenAI é conquistar clientes agora, criar lealdade ao cliente e criar um negócio sólido a partir dessa lealdade.
O cursor, um cliente importante da Anthrópico, começou a direcionar novos usuários a OpenAI. O Cofunder e o CEO Michael Truell reforçaram a mudança durante a transmissão de lançamento do Openai, descrevendo o GPT-5 como “o modelo de codificação mais inteligente que já testamos”.
Truell explicou que a alteração é válida apenas para novos registros, pois os clientes atuais continuarão a usar o Antrópico como padrão. O cursor mantém um contrato de receita garantido com a Anthropic, cuja estratégia sempre foi dominar a camada corporativa.
Em junho, cerca de 80% da receita da Anthrópica veio do mercado corporativo, com 17 vezes o crescimento anualizado, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto. Somente nos últimos seis meses, a empresa adicionou US $ 3 bilhões em receita – sendo US $ 1 bilhão em junho – e assinou três vezes mais contratos de oito e nove dígitos este ano do que ao longo de 2024, informou a fonte.
Antrópica afirma que sua presença no setor corporativo vai muito além da tecnologia.
Claude alimenta as ferramentas Amazon Prime, Alexa e AIG, além de ser usado por grandes players de produtos farmacêuticos, varejo, aviação e serviços profissionais. A empresa está integrada aos Serviços da Web da Amazon, GCP, Snowflake, Databricks e Palantir, e seus contratos tendem a crescer rapidamente.
O cliente médio gasto aumentou mais de cinco vezes no ano passado, com mais da metade dos clientes corporativos usando vários produtos de Claude, disse a fonte.
Excluindo seus dois maiores clientes, a receita do restante do negócio cresceu mais de onze vezes em comparação com o ano anterior.
Mesmo com essa ampla gama, o OpenAI está ganhando terreno com as empresas.
O uso da API do GPT-5 disparou desde o lançamento, com o modelo processando mais que o dobro do trabalho de codificação e construção e os aplicativos de raciocínio crescendo mais de oito vezes, de acordo com uma pessoa com conhecimento dos dados.
A demanda corporativa cresce rapidamente, especialmente para o planejamento e raciocínio, em várias etapas.
O avanço do GPT-5
O desempenho do GPT-5 na semana passada mostra como as preferências podem mudar rapidamente quando o preço e o desempenho tocam a favor do OpenAI.
Qodo, plataforma de codificação de IA, testou o GPT-5 contra modelos de pontas como Gemini 2.5, Claude Sonnet 4 e Grok 4, e relatou em seu blog que ele se destacou na detecção de erros de programação.
O modelo era frequentemente o único a identificar falhas críticas, como bugs de segurança ou código quebrado, sugerindo correções limpas e objetivas e ignorando trechos que não precisavam de mudanças, disse a empresa. Entre as fraquezas, ele citou falsos positivos ocasionais e alguma redundância.
A Vercel, uma plataforma em nuvem para aplicativos da Web, tornou o GPT-5 o padrão em seu novo sistema de codificação de vibração de código aberto que transforma instruções simples em inglês em aplicativos funcionais. Ele também incorporou o GPT-5 em seu agente no painel de controle, onde, de acordo com a empresa, o modelo se destacou na execução de tarefas complexas e na compreensão de longas instruções.
“Embora houvesse muita competição nos modelos de IA, Claude dominou esse espaço. Era de longe o melhor modelo de codificação. Não houve comparação”, disse Malte Ubl, CTO da Vercel. “Openai não estava no jogo”.
Isso mudou com o GPT-5.
“Eles pelo menos alcançaram. Eles são melhores em algumas coisas, piores em outras”, disse Ubl. Ele destacou a utilidade do modelo para prototipagem inicial e design de produtos, dizendo que é mais criativo que o claude Sonnet.
“Tradicionalmente, precisamos otimizar o novo modelo, e vimos resultados muito bons desde o início”, disse ele, destacando a facilidade de integração.
A JetBrains adotou o GPT-5 como padrão em seu assistente de IA e Kineto, uma nova ferramenta sem código para criar sites e aplicativos, depois de descobrir que o modelo gera ferramentas simples e direcionadas mais rapidamente a partir das instruções do usuário. A Factory disse que colaborou em estreita colaboração com o OpenAI para tornar o GPT-5 o padrão em suas ferramentas.
“Quando se trata de obter um plano muito bom para implementar uma solução complexa de código, o GPT-5 é muito melhor”, disse Matan Grinberg, CEO da Factory. “É muito melhor planejar e manter a coerência do plano ao longo do tempo”.
Grinberg acrescentou que o GPT-5 se integra bem à sua plataforma multiagente: “Funciona com muita fluidez com os detalhes de alto nível que gerenciamos e a implementação de baixo nível”.
A flexibilidade de preços também foi um fator decisivo para a fábrica.
“O preço é o que mais importa para nossos usuários finais”, disse Grinberg, explicando que a inferência mais barata agora torna os clientes mais confortáveis experimentando. Em vez de hesitar se uma pergunta vale o custo, eles podem “atirar mais livremente” e explorar idéias sem medo.
Anton Osika, co-fundador e CEO da Lovable, que desenvolve uma ferramenta de IA que permite que qualquer pessoa crie negócios de software real sem escrever uma linha de código, disse que sua equipe testou o GPT-5 por semanas antes do lançamento oficial e ficou “muito satisfeito” com os avanços.
“O que vimos é que ele é mais poderoso. Ele é mais inteligente em muitos casos complexos”, disse Osika, acrescentando que o novo modelo “é mais provável de agir e refletir sobre suas ações” e “dedica mais tempo a garantir que ele realmente acerte”.
Box Levie disse que os maiores ganhos para sua empresa apareceram em fluxos de trabalho corporativos sem nenhum relacionamento com a programação. Sua equipe testou o modelo por semanas em dados de negócios complexos – de centenas de páginas a roteiros de produtos – e descobriram que ele se destacava em problemas que tinham sistemas de IA anteriores.
Levie acrescentou que, para o uso corporativo, onde os agentes de IA trabalham em segundo plano para executar tarefas, essas melhorias de nível são cruciais e podem transformar o GPT-5 em um verdadeiro avanço na automação do trabalho.
“O GPT-5 realizou o melhor modelo do Openai incrivelmente bom e, em muitos de nossos testes, é o melhor disponível”, disse ele.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.