A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) abrirá nesta sexta -feira (15), sua nova fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo. O complexo industrial da Mercedes-Benz, em 2021, já emprega cerca de 400 trabalhadores e tem a capacidade de produzir até 50.000 veículos por ano, com foco em modelos híbridos e sustentáveis.
O presidente Luiz Inacio Lula da Silva participará da cerimônia de inauguração, programada para 16 horas;
A produção inicial será de 20.000 a 30.000 unidades anualmente, o que pode atingir 50 mil em três anos e, no futuro, atingir 100 mil veículos por ano. A previsão é gerar entre 800 e mil empregos diretos até o final deste ano.
A unidade está registrada no programa Federal Mover, que incentiva a mobilidade verde e inicia sua operação com peças importadas da China, mas com o objetivo de acelerar a nacionalização para 60% em três anos.
Desde o início, pneus, vidro, rodas, assentos, chicote elétrico e o processo de pintura serão feitos localmente. A fábrica pode passar de uma para duas mudanças de produção no ano de 2026.
P&D no Brasil
O primeiro modelo produzido será o HAVAL H6 HYBRID SUV, nas versões HEV2 e híbrido plug-in PHEV19, PHEV34 e GT. Uma versão Flex está programada para 2026. No final deste ano, a fábrica deve fabricar o SUV premium H9 de 7 jogos e a picape Poer P30 Medium, ambos diesel.
A GWM também planeja criar um centro de engenharia e P&D no país e lançar a Fundação GWM, focada no desenvolvimento tecnológico, treinamento profissional e ações sociais.
Avanço chinês
As montadoras chinesas lideram as vendas eletrificadas de veículos no país. De acordo com a Fenabrave, de janeiro a julho de 2025, as vendas de híbridos e eletricidade cresceram 46,83% em comparação com o mesmo período de 2024, em comparação com 4,1% do mercado total.
Os dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) indicam que 63,5% dos 139,2 mil eletrificados vendidos no período eram marcas chinesas. BYD Leads, com 28,10% no segmento híbrido e 76,78% na energia elétrica.
Além da nova fábrica da GWM, a BYD abriu parcialmente seu mega complexo industrial em Camaçari, Bahia. Outras marcas, como o GAC Motors, estudam produzindo no Brasil e desenvolvendo modelos de etanol.
GWM no Brasil
A GWM Brasil terminou a primeira metade de 2025 com 15.261 veículos, um aumento de 19,9% no mesmo período de 2024, contra um crescimento de 3% do mercado total de veículos leves. O desempenho foi sete vezes maior que a média da indústria.
O Haval H6 foi o SUV híbrido mais vendido no período, com 12.675 unidades vendidas. O modelo Tank 300, lançado no segmento off-road em abril, adicionou 1.218 vendas no semestre.
“O crescimento da GWM é um resultado direto da estratégia focada em tecnologia, inovação e experiência do cliente”, disse Diego Fernandes, GWM Brasil.
Rede de concessionária
Atualmente, a GWM possui 104 revendedores em mais de 50 cidades e pretende atingir 130 até dezembro de 2025. O sistema de entrega da GWM garante cobertura em 100% dos 5.570 municípios brasileiros.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
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