Um vídeo divulgado na terça -feira (12) no perfil do governo federal no Instagram chama o pix de “sistema de pagamento brasileiro” que, de acordo com a publicação, ganhou relevância internacional “até o ponto de perturbar grandes poderes”. A mensagem reforça a idéia de que Pix pertence ao Brasil com a frase: “É nossa, ninguém a leva”.
A divulgação ocorre em meio ao aumento das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, pela decisão do presidente Donald Trump e pelo anúncio de investigações sobre supostas práticas comerciais injustas que prejudicariam as empresas americanas em relações com o Brasil.
Leia também:
O Banco Central planeja lançar o PIX em parcelas em setembro: aqueles que vendem receberão tudo a tempo; Quem paga pode dividir a conta
Trump contra Pix: entenda o que pode ter motivado as críticas dos EUA
Origens e autoria do pix em debate
No conteúdo, que usa memes e linguagem popular das redes, o narrador esclarece que o pix se originou no banco central, ao contrário das versões que atribuem sua criação ao ex -presidente Jair Bolsonaro (PL).
O locutor afirma: “Apenas uma pesquisa rápida para ver que o PIX foi concebido lá em 2018. Portanto, antes do governo anterior, e quem criou não era presidente ou ministro. Mas os funcionários públicos do Banco Central. E ei, vamos combinar, isso o torna ainda mais frio, certo?”, Explicou o vídeo, de acordo com o Estadão.
De acordo com a investigação de Estadão, embora o PIX tenha sido lançado em novembro de 2020, durante o mandato de Bolsonaro, o projeto foi concebido pelo governo de Michel Temer (MDB) em 2018. Ainda em 2020, quando perguntado sobre a pix, Bolsonaro mostrou ignorância do termo, relacionando -o inicialmente a uma aviação civil.
Investigação dos EUA e possíveis impactos
A investigação anunciada pelo Escritório de Representação Comercial dos Estados Unidos (USTR) pretende verificar se as medidas adotadas pelo governo brasileiro são consideradas irracionais ou discriminatórias e se eles impõem carga ou barreiras ao comércio americano. Embora o PIX não seja citado diretamente, a declaração menciona “serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo”.
No lado brasileiro, o Senado preparou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para proteger efetivamente a pix de qualquer interferência externa. A idéia do projeto é que o banco central mantém exclusividade na operação e regulamentação do PIX, sem a possibilidade de conceder ou transferir para outras entidades públicas ou privadas.
Na quarta -feira passada (6), o presidente do banco central, Gabriel Galipolo, declarou a importância de que o sistema permaneça como uma função pública: “Como vimos agora, Pix revela uma infraestrutura estratégica e crítica para o país, é uma segurança para o país que é gerenciado e administrado ao banco central”, ele comentou.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings