A corrida para transportar Internet de alta velocidade a qualquer ponto do planeta mobiliza investimentos bilionários de gigantes de tecnologia e setor aeroespacial.
Amazon, por bilionário Jeff Bezos, e SpaceX – proprietário da Starlink, de Elon Musk – Estes são os principais players que concentram investimentos em lançamentos de satélite e infraestrutura de satélite na Internet, ficando de olho em um mercado que pode se mover pelo menos US $ 40 bilhões até 2030, De acordo com as projeções do Boston Consulting Group.
Google e objetivo Eles já estão de olho no setor, apostando em projetos e investimentos relacionados à conectividade de satélite, mas seus esforços foram limitados e não avançaram para suas próprias constelações em operação.
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Amazon e o projeto Kuiper
Anunciado em 2019, o projeto Kuiper prevê mais de 3.200 satélites em órbita baixa. A meta, imposta pela Comissão Federal de Comunicações (FCC), deve colocar 1.600 unidades em operação até julho de 2026.
Os analistas do Bank of America estimam que o investimento total pode atingir US $ 23 bilhões, sem mencionar os terminais dos clientes.
Até 2025, cada lançamento é orçado em cerca de US $ 150 milhões e a produção de satélites no quarto trimestre deve consumir US $ 1,1 bilhão. A Amazon contratou mais de 80 missões com SpaceX, United Launch Alliance (ULA) e Blue Origin.
Se você ganhar 30% desse mercado até 2032, a Amazon poderá gerar US $ 7,1 bilhões em vendas anuais com a Kuiper, a estimativa dos analistas.
O lançamento do 24 Satellites do Projeto foi marcado para domingo (10), mas foi adiado na manhã de segunda -feira (11) depois que a missão foi abortada 29 segundos antes da decolagem.
SpaceX e Starlink
O SpaceX de Elon Musk é responsável pelo Starlink, a maior constelação de satélites já colocada em operação. Com cerca de 8.000 satélites ativos e 5 milhões de clientes, a empresa investiu mais de US $ 10 bilhões no projeto, de acordo com declarações oficiais de Musk.
Cada lançamento do Falcon 9 custa cerca de US $ 67 milhões em seus próprios voos, abaixo dos concorrentes devido à reutilização de foguetes.
O Google investe em parcerias estratégicas
O Google até investe US $ 900 milhões em SpaceX em 2015 para apoiar o Starlink e expandir a infraestrutura em nuvem. Hoje, a empresa não mantém sua própria constelação, mas atua como parceiro tecnológico e hospeda dados de operadores como SES, OneWeb e Starlink. A gigante também investe em cabos e data centers submarinos para apoiar o tráfego global.
A experiência fracassada do objetivo
O objetivo tentou entrar no mercado com a divisão de meta conectividade, desenvolvendo o satélite Athena e outras tecnologias para levar a Internet para áreas remotas. Entre 2015 e 2021, investiu cerca de US $ 1 bilhão em projetos de satélite, drones e transmissão a laser.
O plano foi abandonado antes do lançamento, e parte da equipe e os ativos foram vendidos para a Amazon para ingressar no projeto Kuiper. Desde 2022, a meta concentra os esforços em cabos submarinos, como 2Africa e Project Waterworth.
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