O Openai anunciou na quinta-feira (7) GPT-5, seu novo e mais avançado modelo de inteligência artificial em larga escala.
A empresa lançou o GPT-5 para todos, incluindo aqueles que o usam gratuitamente. Segundo o Openai, o novo modelo é mais inteligente, mais rápido e “muito mais útil”, especialmente para quem trabalha com texto, programação e até saúde.
“Tentei voltar ao GPT-4 e foi muito frustrante”, disse Sam Altman, CEO da Openai, durante uma conferência com jornalistas.
Desde que lançou o ChatGPT em 2022, o Openai ganhou destaque mundial. A empresa disse que espera alcançar 700 milhões de usuários ativos semanais no ChatGPT ainda nesta semana e está conversando com os investidores sobre uma possível vendas de ações, que pode avaliar a empresa em cerca de US $ 500 bilhões (aproximadamente US $ 2,73 trilhões), de acordo com a CNBC.
O Openai explicou que o GPT-5 alucina menos, ou seja, inventa menos respostas do que as versões anteriores. A empresa também enfatizou que fez uma bateria de testes de segurança durante o desenvolvimento do GPT-5, incluindo 5.000 horas de avaliações.
Em vez de simplesmente negar uma resposta se a pergunta for potencialmente arriscada, o GPT-5 usará “respostas seguras”, explicou o OpenAI. Isso significa que o modelo fornecerá respostas mais gerais e dentro dos limites de segurança, sem fornecer informações que possam ser usadas para prejudicar alguém.
“O GPT-5 foi treinado para reconhecer quando uma tarefa não pode ser realizada, evite chutar e explicar ainda mais suas limitações, o que reduz as declarações sem a base em comparação aos modelos anteriores”, disse Michelle Pokrass, líder pós-treinamento do OpenAI.
Leia mais
OpenAI oferece chatgpt ao governo dos EUA por US $ 1
Espera -se que o ChatGPT atinja 700 milhões de usuários semanais, quatro vezes mais do que no ano passado
Aplicações práticas e demonstrações de GPT-5
Durante a apresentação, o OpenAI mostrou como o GPT-5 pode ser usado para “codificação de vibe”, um termo usado quando o usuário cria software AI a partir de um comando escrito simples.
A empresa pediu ao GPT-5 que criasse um aplicativo da web para ajudar os falantes de inglês a aprender francês. O aplicativo precisava parecer atraente, inclui atividades como cartões de memória flash e testes, além de uma maneira de acompanhar o progresso diário. O OpenAI colocou o mesmo comando em duas janelas diferentes do GPT-5, e o modelo criou dois aplicativos distintos em questão de segundos.
Os aplicativos foram “com alguns detalhes para ajustar”, disse um dos líderes do OpenAI, mas os usuários podem personalizar ainda mais o software de IA, alterando o plano de fundo ou adicionando novas guias, por exemplo.
O GPT-5 está começando a ser lançado para usuários gratuitos, mais, Pro e equipe do OpenAI nesta quinta-feira (7). É a primeira vez que os usuários gratuitos terão acesso a um modelo de raciocínio, que pode “pensar”, ou seja, para criar um raciocínio interno antes de responder. Se o usuário gratuito atingir o limite de uso, ele ainda poderá acessar o GPT-5 Mini.
Aqueles que usam o plano Plus terão um limite maior de uso, e os usuários do Pro terão acesso ilimitado ao GPT-5 e também ao GPT-5 Pro. Os usuários do ChatGPT EDU e do ChatGPT Enterprise devem receber acesso ao GPT-5 cerca de uma semana após quinta-feira (7).
A Box, uma empresa que ajuda outras empresas a gerenciar seus arquivos digitais, está testando o GPT-5 em vários conjuntos de dados nas últimas semanas.
Aaron Levie, CEO da Box, disse que os modelos anteriores de IA desaprovavam muitos dos testes mais avançados da empresa porque tiveram dificuldade em lidar com matemática ou lógica em documentos longos. Mas, de acordo com Levie, o GPT-5 é “uma bacia hidrográfica”.
“O modelo pode manter muito mais a partir das informações que analisam e usa um nível muito mais alto de raciocínio e lógica para tomar decisões”, disse Levie em entrevista à CNBC.
O OpenAI lançará três versões diferentes do GPT-5 para desenvolvedores via API: GPT-5, GPT-5-mini e GPT-5-Nano. Cada um foi projetado para diferentes necessidades de velocidade de custo e resposta.
Novos modelos e visão do OpenAI para o futuro
No início desta semana, o OpenAI também lançou dois modelos de idiomas abertos, algo que não fez desde o GPT-2 em 2019. Esses modelos servem como opções mais acessíveis, para que desenvolvedores, pesquisadores e empresas possam executar e personalizar facilmente.
Já com o GPT-5, o Openai quer alcançar um público mais amplo. Segundo a empresa, conversar com o modelo é mais natural e “parece mais humano”.
Altman comparou o GPT-5 para ter uma equipe de especialistas em doutorado disponível a qualquer momento.
“Atualmente, as pessoas são limitadas por idéias, mas não pela capacidade de executar, de tantas maneiras novas”, concluiu.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.