Após uma sequência de resultados positivos no exterior e divulgações favoráveis de empresas brasileiras, a IBovespa B3, na quinta -feira (7), superou a marca registrada de 135.000 pontos e até jogou o nível de 136.000, refletindo o otimismo dos investidores contra o ambiente global e local.
A expectativa de cortar a taxa de juros dos EUA foi apontada como um dos principais fatores para esse movimento, influenciando o mercado financeiro de risco. Os analistas destacaram a influência dos balanços corporativos satisfatórios e a desvalorização do dólar, que abriu espaço para o avanço das ações brasileiras. “Continuando o que vimos ontem, temos a recuperação do índice, apesar do cenário ainda incerto e volátil. Pelo menos por enquanto, os mercados observam o lado positivo do equilíbrio de risco, com saldos positivos, enfraquecidos em dólares e a expectativa de redução de juros nos EUA”, disse Bruna Sene, analista rico de variável.
Leia mais:
Lula liga para premê da Índia e fala sobre plano comercial bilateral de US $ 20 bilhões até 2030
Expectativas globais e impacto no interesse
Para Kevin Oliveira, sócio e consultor da Blue3, apostas no corte das taxas de juros dos EUA continuam a predominar, mesmo diante das incertezas econômicas. Ele enfatizou que os dados do mercado de trabalho dos EUA apontaram uma desaceleração, o que reforça a expectativa de medidas de estímulo. “A economia americana está sofrendo em termos de atividade econômica, como mostrado pela folha de pagamento, que ficou fraco. E os EUA preferem lidar com a inflação do que com a recessão técnica. Nesse ambiente, a ferramenta de grupo CME mostra que a probabilidade de cortar já na reunião do Fed de setembro é de 91%.
Oliveira também apontou que, se o Federal Reserve realmente reduzir a taxa básica, isso poderá acelerar o corte de corte de Selic no Brasil. Ele explicou que a diminuição das taxas de juros dos EUA tende a aliviar a inflação global, mesmo que a disputa comercial possa gerar pressões de preços. “Ajuda a esvair o mundo, enquanto a guerra tarifária pode inflar o mundo”, disse ele.
Fatores e projeções locais para Ibovespa
Na esfera política, Bruna Sene observou que discussões e tensões no Congresso Nacional podem trazer volatilidade, mas a chave será analisar se o voto de projetos estratégicos será adiado. Ela avaliou que, do ponto de vista técnico, Ibovespa permanece em uma faixa considerada favorável a novos máximos. “Embora o cenário ainda seja volatilidade, do ponto de vista técnico, Ibovespa está em uma região muito interessante, onde haveria espaço até para retornar às regiões dos 137 mil, 140 mil pontos”, disse ele.
Por volta das 11h12, o índice registrou 135.803,18 pontos, um aumento de 0,94%. O ponto mais alto do dia foi de 136.255,56 pontos, equivalente a um adiantamento de 1,27%.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novo streaming