O governo da Áustria anunciou que o presidente Alexander van der Bellen não participará da COP30, que será realizado em novembro em Belém do Pará, devido ao alto custo da viagem. As informações foram divulgadas na segunda -feira (4), pela rede pública de televisão pública da ORF.
“Custos particularmente altos da participação do presidente no COP deste ano não estão dentro do orçamento apertado da presidência por razões logísticas”, disse o escritório presidencial à emissora.
“O principal motivo (para ausência) é a consolidação orçamentária, que requer cortes de gastos e disciplina por todas as órgãos públicos”, acrescentou a declaração emitida pelo Gabinete Presidencial Austríaco.
O país europeu será representado no evento climático pelo ministro do Meio Ambiente Norbert Totschnig. Van der Bellen disse que tomou a decisão após “consideração cuidadosa” e desejou que a COP30 fosse bem -sucedida.
Os altos preços cobrados por hotéis em Belém geraram uma crise na organização da COP30. O Ministro do Meio Ambiente, Marina Silva, já chamou a situação de “descoberta verdadeira” e “absurdo do absurdo”.
“O que está acontecendo, como disse o embaixador André Corrêa do Lago (presidente da organização da COP30), é uma descoberta verdadeira. Não podemos aceitar que todos os países preocupados com o futuro de sua existência, especialmente os países mais vulneráveis, não podem participar de uma das policiais mais importantes da nossa história”, disse o ministro.
“Em outros países, quando você tem policial, você tem um aumento nos preços da hospedagem, mas é cerca de dobro ou na maioria das triplas. (Em Belém), estamos com preços 10 vezes mais altos, em situações 15 vezes mais altas. Isso é absurdo, o absurdo de absurdo”, disse Marina.
Leia mais:
Com taxas diárias de US $ 2.000 a US $ 3.000, o Ministro diz que há acomodações acessíveis na COP30 em Belém: “Temos preços justos”
Ministro das Cidades afirma que não há possibilidade de receber o COP30 de Belém
Na semana passada, um grupo de 27 países divulgou uma carta exigindo soluções para acomodações em Belém. Por enquanto, o governo brasileiro exclui a conferência para outra cidade do país. O medo, no entanto, é que um possível número reduzido de delegações, como foi anunciado, pode ser acusado de não aderir aos acordos.
A Associação Brasileira da Indústria Hotorosa de Pará (ABIH-PA) afirma que os quartos não subsidiados são reservados para delegações. “No início de junho deste ano, a hospitalidade de Belém foi oficialmente solicitada a disponibilizar 500 apartamentos para delegações de países economicamente menos favorecidos, cujos custos são subsidiados pela ONU”, afirmou a entidade em comunicado.
O governo de Pará diz que adota soluções para expandir a oferta de acomodação em Belém e a região metropolitana da capital durante a COP30. Além da cadeia de hotéis existente, novos hotéis estão em construção, como a Vila Cop, que contará com 405 camas para delegados e líderes.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings