Na quarta -feira (30), a Foxconn anunciou que adquirirá uma participação na TECO Electric & Machinery Co., em uma estratégia para acelerar sua entrada como protagonista na construção de data centers de inteligência artificial.
A empresa de Taiwan, oficialmente conhecida como Hon Hai, quer repetir no universo da IA o sucesso que já alcançou com a eletrônica de consumo.
De acordo com a Counterpoint Research, esse movimento pode garantir o acesso da FoxConn a um mercado potencial de US $ 1 trilhão (R $ 5,57 trilhões) em investimentos de empresas em data centers nos próximos anos. Com isso, o gigante taiwanês competirá pelo espaço com nomes como ABB, Siemens e Mitsubishi Electric.
Parceria estratégica e especialização das empresas
A Foxconn terá 10% das ações da TECO através de uma bolsa de ações. A TECO começou como fabricante de motores de carro, mas hoje também opera em veículos elétricos, armazenamento de energia e até a construção de data centers. A FoxConn, além de configurar o iPhone da Apple e ser um parceiro fundamental da NVIDIA, fabrica racks de servidores personalizados para carga de trabalho de IA.
Agora, as duas empresas unirão forças para oferecer um serviço completo para aqueles que desejam criar um data center de IA, reunindo toda a experiência de ambas as empresas.
“A parceria estratégica expande a colaboração entre as duas empresas em fábricas e serviços de energia inteligentes de baixo carbono, indo para uma solução completa para os data centers daqui para frente”, diz Morris Li, presidente da TECO.
Leia mais:
A Apple anuncia o fechamento da loja na China pela primeira vez, mas planeja novas unidades no país
A Huawei se recupera em primeiro lugar em smartphones na China – e a Apple retorna ao crescimento
A expansão da Foxconn em novos mercados e oportunidades em IA
A montagem dos servidores da IA tornou -se prioridade na Foxconn, que busca diversificar suas receitas, além da fabricação de eletrônicos para o consumidor final. De acordo com as previsões anteriores da empresa, a receita do servidor de AI deve ter dobrado no segundo trimestre deste ano. A Foxconn também tem mostrado a disposição de entrar em novos setores, como montagem de carros elétricos e até produção de semicondutores.
“Com o boom da infraestrutura de IA, Hon Hai, juntamente com a Aliança Estratégica com a TECO, deseja expandir e integrar de perto a cadeia de valor dos componentes e os racks de servidores, desde o design conjunto, a fabricação até os serviços de construção de engenharia e infraestrutura”, disse Neil Shah, parceiro de pesquisa de contraponto, da CNBC.
“Hon Hai quer se tornar uma loja completa para todas as necessidades do data center”.
Planos de expansão de mercado global e geográfica
Gigantes de tecnologia como Microsoft e Google anunciaram planos de gastar bilhões de dólares apenas este ano em data centers, incluindo chips e servidores – precisamente o mercado que a Foxconn está assistindo.
Foxconn e Teco disseram que vão apontar negócios em Taiwan, outras regiões da Ásia, bem como no Oriente Médio e nos Estados Unidos. As duas empresas destacaram sua presença nos EUA e disseram que planejam “expandir a fabricação americana e transformar a cadeia de suprimentos global”.
“As soluções completas para os data centers darão aos negócios da Foxconn um grande impulso, pois a empresa deseja extrair uma parcela maior do Capex (Capital Investment) dos data centers, que inclui de servidores a infraestrutura física”, disse Neil Shah, da Counterpoint Research.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.