Os microdramas, conhecidos por suas parcelas selvagens e vídeos verticais curtos, foram apresentados na China em 2024, quando o setor excedeu, pela primeira vez, a coleção de bilheterias de cinema no país. De acordo com a Associação de Serviços de Transmissão Online da China, uma agência estadual que regula o conteúdo audiovisual chinês, o mercado de microdramas mudou mais de 50 bilhões de yuans, cerca de US $ 6,9 bilhões (aproximadamente R $ 38 bilhões).
“Nos Estados Unidos, você tem a novela ‘O ousado e o lindo’. Agora imagine ‘O ousado e o lindo ‘ turboalimentado, explica Anne Chan, fundadora e CEO da Produção Air Asia. “Aqui, o suspense vem a cada minuto, não a cada episódio. Tudo precisa ser rápido, direto ao ponto e impactante”.
Microdramas, chamados *Duanju* Em chinês, eles geralmente têm episódios que variam de 90 segundos a dois minutos. Eles se tornaram populares na China, desfrutando da onda de vídeos curtos, que já estavam bombeando em outras aplicações no país.
“Tudo começou com o Douyin E também o Kualou, que começou a investir pesadamente nesses dramas verticais e curtos nas plataformas ”, diz Ashley Dudarenok, fundadora e diretora da consultoria Chozan, De Hong Kong. “Especialmente em 2020 e 2021, durante a pandemia, esses dramas cresceram com mato.”
Saber mais:
‘Superman’ excede 2,2 milhões de espectadores e lidera as bilheterias no Brasil com R $ 47,1 milhões
A Disney paga US $ 438,7 milhões à Comcast para assumir o controle total do Hulu
Especialistas afirmam que os microdramas atraem consumidores com histórias aceleradas e viciantes que proporcionam emoções em minutos. O formato curto, perfeito para a maratona, combina com o público atual, que consome tudo por celular e deseja a praticidade para assistir quando e onde você quiser.
“Eles apostam muito nesse comportamento de querer tudo por ontem”, diz Seema Shah, vice -presidente de pesquisa e análise do sensor de mercado, empresa de inteligência de mercado. “O segredo é essa satisfação imediata que a história traz. É um pouco exagerado, mas é um exagero divertido”.
Os microdramas também estão ganhando terreno nos Estados Unidos. Os aplicativos de Reelshort, Dramabox e Goodshort foram os mais baixados do segmento do país, representando cerca de 50% dos downloads até 2025, de acordo com dados compartilhados por Sensor de torre com o CNBC.
“Muitos produtores de microdrama pensam que, porque os Estados Unidos criaram Hollywood e provavelmente são o maior exportador cultural do planeta, se você pode conquistar o público americano, pode vender e agradar o resto do mundo”, diz Dudarenok.
Assista ao vídeo acima para entender por que os microdramas chineses são tão bem -sucedidos e se esse mercado, que já se move quase US $ 38 bilhões, pode se tornar o próximo produto cultural da China para abalar a indústria de entretenimento dos EUA.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil: Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.