O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou esta semana o relatório anual referente à consulta com o Brasil, realizada no Artigo IV de seu acordo constitutivo, destacando o “forte crescimento” da economia brasileira nos últimos três anos.
Leia mais:
O FMI aumenta a previsão de crescimento da economia brasileira para 2,3% em 2025
Segundo o relatório, a economia brasileira cresceu 3,2% em 2023 e acelerou para 3,4% em 2024, impulsionada pelo consumo familiar, estímulos tributários e fatores de fornecimento.
Para 2025, a previsão é de moderação, com crescimento de 2,3%, diante de condições monetárias e financeiras mais restritivas e a redução do apoio fiscal.
No médio prazo, a expectativa é de retomada gradual, com crescimento potencial de 2,5%, apoiado pela normalização da política monetária, a implementação da reforma tributária do consumo – considerada pelo FMI como essencial para aumentar a eficiência – e a expansão da produção de hidrocarbonetos.
Inflação e política monetária
O FMI projeta que a inflação terminará 2025 em 5,2% e retornará ao centro da meta de 3% até o final de 2027. O aumento inflacionário de 2024 foi atribuído à forte demanda doméstica, aumentos nos preços dos alimentos e desvalorização da taxa de câmbio. A retomada do ciclo de aperto monetário do Banco Central em setembro de 2024 foi considerado “apropriado e consistente” com os objetivos das expectativas de ancoragem e contendo pressões inflacionárias.
Avaliação fiscal e riscos
O FMI reconhece os esforços do governo brasileiro para buscar o equilíbrio entre a responsabilidade fiscal e o aumento dos investimentos sociais e sustentáveis, mas recomenda medidas adicionais para garantir a sustentabilidade da dívida pública.
A proposta de reforma do imposto de renda dos indivíduos (IRPF), apresentada em 2025, foi elogiada por contribuir com a progressividade tributária e o fortalecimento da coleta interna.
Entre os riscos apontados estão a incerteza política global e as tensões comerciais internacionais, que podem afetar negativamente o desempenho da economia brasileira. Ainda assim, o consumo doméstico resiliente e o avanço da estruturação de reformas – como o Plano de Transformação Ecológica (PTE) – podem ter impactos positivos no crescimento de médio prazo.
Liderança brasileira
O Conselho Executivo do FMI destacou a conduta da política econômica brasileira nos últimos anos e a resiliência do sistema financeiro nacional. Os esforços do país para liderar a agenda de transformação ecológica, reduzir o desmatamento e promover a inovação financeira focada na inclusão e competitividade foram reconhecidos.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings