Em um post publicado em sua rede social, o presidente dos Estados Unidos disse que está conversando com a Coca-Cola para substituir o xarope de milho atual usado na bebida vendida nos EUA com açúcar de cana. Segundo ele, a empresa teria concordado com a mudança, embora a marca ainda não tenha confirmado oficialmente.
“Eu tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana-de-açúcar na Coca-Cola nos Estados Unidos, e eles concordaram. Gostaria de agradecer a todas as autoridades da Coca-Cola”, escreveu Trump.
O anúncio afeta vários setores, internos e externos. Um é o setor agro -industrial dos EUA destinado à produção de milho, que pode sofrer diretamente de reduzir as demandas.
Em uma entrevista à Reuters, John Bode, presidente da Associação de Refiners de Corn Refiners Association Refiners Association, disse: “A substituição de xarope de farinha de milho rica em cana -de -açúcar faz sentido … custaria milhares de empregos … reduziria a renda agrícola e aumentaria as importações de açúcar estrangeiros, tudo sem benefícios nutricionais”.
Leia mais:
As exportações de carne bovina atingiram o recorde de junho, mas as taxas dos EUA preocupam, diz Abrafrigo
Abinee vê conosco com tarifas e cobra a ação diplomática do Brasil
Açúcar nos EUA
Segundo dados do governo dos EUA, cerca de 20% do açúcar consumido nos EUA é importado; A maioria vem da produção interna. No entanto, 56% desse açúcar não é cana -de -açúcar, mas beterraba – que não é o tipo pretendido por Trump na fórmula da bebida. Então, de onde virá o açúcar da Coca-Cola?
O Brasil pode se tornar uma peça importante para atender a uma possível demanda crescente do setor de alimentos para cana-de-açúcar americana, que é um dos principais fornecedores do produto e, entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, foi o principal fornecedor de açúcar bruto de alto conteúdo (Açúcar crua de alto teor).
No entanto, o cenário pode ser menos vantajoso do que parece. Antes do anúncio sobre a fórmula da Coca-Cola, Trump impôs uma taxa de 50% aos produtos brasileiros, incluindo açúcar, dificultando o suprimento economicamente.
Se implementado, a tarifa pode tornar significativamente o açúcar brasileiro mais caro no mercado dos EUA, tornando -o menos competitivo em comparação com outros países, cujas taxas foram mais baixas: 10% para a República Dominicana e 20% para as Filipinas. Isso pode reduzir as exportações brasileiras, afetar produtores e cooperativas.
Até o momento, a Coca-Cola não confirmou nenhuma alteração oficial na fórmula ou alterações em sua cadeia de suprimentos. O anúncio permanece restrito à verdade social.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings