Vice-Arthur Lira (PP-AL), Relator da Lei que se expande Isenção de imposto de renda para aqueles que ganham até R $ 5.000disse na quarta -feira (16) que a expectativa é que o voto no plenário não seja fácil e que o projeto seja objeto de tentativas de mudar.
“Tivemos o cuidado de conversar com os coordenadores do partido para trazer para suas partes o que estávamos discutindo aqui. Agora, não tenho expectativa de que este texto tenha um processamento muito fácil no plenário”, disse ele após a aprovação do texto do comitê especial.
Lira reafirmou que a previsão é que o texto seja baseado em agosto no plenário, mas depende do prefeito, Hugo Motta (republicanos-PB), estabelecerá uma data para análise.
Leia mais:
Vamos fazer um leilão de preços de gás no Brasil entre US $ 5 e US $ 7, diz o ministro de minas e energia
O IOF Fall pode impactar 0,2 pp de PIB anual em receitas até 2035, estima o Tesouro Nacional
Anteriormente, o relator disse que espera que o debate em plenário seja “um campo livre”. “Aqui na comissão há um ambiente mais controlado. Democrático, mas mais controlado. No plenário, no. No plenário, todos podem destacar, todos podem consertar, todos podem fazer as operações que as partes desejam”, disse ele.
Para Lira, será necessário um trabalho de deputados convencidos. “O plenário é soberano para modificar o texto. E o relator, como eu disse, não possui o texto. O texto é da maioria do plenário da Câmara”, disse ele.
Relatório “semelhante, mas não igual” ao projeto
Lira também foi convidada por jornalistas sobre a semelhança de seu texto com o projeto enviado pelo governo ao Congresso. Ele respondeu que seu relatório: “No coração, é semelhante, mas não é o mesmo”.
“Ele preserva a idéia mínima, a principal idéia que é a tributação da renda mínima de 10%. Mas passamos por várias outras situações. Estamos aqui em uma representação reduzida (na comissão). É claro que tivemos o cuidado de conversar com os coordenadores do partido para trazer para suas partes o que estávamos discutindo aqui”, ele indicou.
Iof
Lira também afirmou que uma possível decisão do ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte federal, sobre o impasse do imposto sobre operações financeiras (IOF) não deve influenciar o processamento do projeto de imposto de renda.
Segundo ele, cabe ao Presidente Luiz Inacio Lula da Silva e à Cúpula do Congresso encontrar uma saída para o tema. “Não vejo relação entre uma coisa e outra. Se especular grande parte da possibilidade de encontrar compensação para o IOF. Mas não havia consenso sobre isso. O governo tem uma posição, o Congresso aparentemente tem outra posição”, disse ele.
Redutor de tributação de dividendos
Questionado sobre a reincorporação do redutor em seu relatório, Lira ontem teve um retorno da fazenda sobre o assunto e explicou que, antes, não tinha dados para garantir que a manutenção do mecanismo “não causaria excesso de coleta ou inconsistência no retorno”.
De acordo com o Relator, o “restante” de R $ 12,7 bilhões na coleção de projetos foi usado para compensar o redutor. “A conta do governo reduzida é de US $ 6 bilhões em 2027 e US $ 6 bilhões em 2028. Portanto, dentro do valor de sobra. Se houver algum déficit, deve ser mínimo”, afirmou.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings