On the morning of Wednesday (16), the presidents of the Chamber of Deputies, Federal Deputy Hugo Motta (Republicans-PB), National Congress, Senator Davi Alcolumbre (Union-AP), Development Minister, Industry, Commerce and Services (MDIC) and Vice President of the Republic, Geraldo Alckmin (PSB), in addition to the Minister of Institutional Relations, Gleisi Hoffmann (PT) Presidência da Câmara dos Deputados para abordar as taxas de 50% anunciadas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Logo após a reunião, um vídeo com Motta, Alcolumbre e Alckmin foi divulgado para explicar a declaração oficial. “Estamos unidos para defender a soberania nacional”, disse Alckmin, comentando a atitude do governo brasileiro contra a imposição de barreiras comerciais pelos Estados Unidos.
O vice -presidente avaliou as novas demandas americanas como inapropriadas. Segundo ele, dos dez produtos mais exportados no Brasil para os Estados Unidos, oito são isentos de impostos, com uma tarifa de importação média de 2,7%. Alckmin afirmou que a medida é injusta e que o governo trabalhará para revertê -la. Ele também destacou a importância de separar os poderes como base do estado de direito democrático.
Segundo ele, dos dez produtos mais exportados no Brasil para os Estados Unidos
Leia mais:
A maioria critica as tarifas impostas por Trump e medo do impacto na vida cotidiana, diz Genius/Quaest
Trump autoriza e investigará o Brasil para práticas comerciais desleais
Unidade entre os poderes
David Alcolumbre afirmou que o Parlamento está unido em torno da defesa dos interesses nacionais. Ele também disse que a soberania, empregos e empreendedores brasileiros serão protegidos e que esse processo deve ser liderado pelo executivo. “Esse relacionamento diplomático internacional deve ser feito pelo chefe do governo, o chefe de estado”, disse ele.
Para o senador, é essencial manter a compatibilidade das informações entre os poderes, garantindo que o Congresso esteja disponível ao governo federal para enfrentar o cenário internacional. Ele elogiou a conduta de negociações para Alckmin, destacando a confiança na liderança do executivo sobre esse tópico.
Parlamento como traseiro do executivo
O prefeito, Hugo Motta, disse que o momento requer unidade nacional. Segundo ele, bem como na aprovação da lei de reciprocidade – votada por unanimidade em ambas as casas – o Congresso está pronto para agir rapidamente em defesa da indústria e empregos brasileiros.
Motta também enfatizou que as decisões externas não podem interferir na soberania nacional e que o país desempenha um papel relevante no cenário global. Para ele, o compromisso e a responsabilidade das instituições serão decisivos para superar o impasse.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings