A Secretaria de Agricultura e Fornecimento (SSA) de São Paulo informou, na segunda-feira (14), o primeiro caso de gripe aviária em uma criação de subsistência no estado-ou seja, uma pequena criação, focada no consumo próprio, sem fins comerciais.
De acordo com a defesa agrícola, o foco foi identificado em duas galinhas em uma propriedade privada perto de Parelheiros, na região metropolitana. Em uma declaração, as autoridades reforçam que não há risco para a população e o consumo de aves e ovos permanece seguro.
O diagnóstico foi confirmado na sexta -feira (11) pelo Laboratório Federal de Defesa Agrícola (LFDA). No dia seguinte, as equipes de defesa agrícola sacrificaram dez outros pássaros que moravam no local, como parte do protocolo.
“O desempenho também teve o descarte adequado de aves e a desinfecção do local”, disse Paulo Blandino, veterinário e gerente do Programa de Saúde de Poundsal do Estado (PESA).
Leia também:
Gripe aviária: o que é, como afeta pássaros e humanos e quais são os riscos
São Paulo registra o primeiro caso de gripe aviária este ano
Gripe aviária: sete países removem restrições à carne de frango do Brasil
Apesar do registro, o caso não altera o estado de saúde de São Paulo ou o Brasil com a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), pois a ocorrência ocorreu em uma criação de subsistência e não na produção comercial. Não há estabelecimentos comerciais de aves nas proximidades da propriedade.
Na segunda -feira (14), a defesa agrícola iniciou ações de vigilância ativa em 10 km em torno da área afetada para identificar possíveis sinais clínicos nas propriedades vizinhas.
Segundo caso: Ave ornamental no condomínio
Também na sexta -feira (11), um segundo foco do IAAP foi confirmado em Sorocaba, em um Peru que vivia dentro de um condomínio com cerca de 200 pássaros. O animal foi sacrificado com outros pássaros que tinham contato direto.
As equipes de defesa agrícola retornarão ao local na segunda -feira (14) para continuar o trabalho de vigilância. O secretariado municipal de saúde já iniciou as ações de conscientização entre os moradores.
Os sinais clínicos associados à gripe aviária são tremores, dificuldade respiratória, asas caídas, torção da cabeça, incoordenação e caminhada em círculos.
Monitoramento humano
O Departamento de Saúde do Estado (SES) relatou que nenhum caso de doença em humanos foi registrado até agora em São Paulo.
O portfólio segue a situação em parceria com os Secretariats of Agriculture and Supply (SAA) e meio ambiente, infraestrutura e logística (semil).
Um plano de contingência já foi preparado pela coordenação do controle de doenças (DCC) para trabalhar no monitoramento de pacientes que eventualmente tiveram contato com aves contaminadas.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings