A Rússia realizou, ao amanhecer no domingo (7), seu maior ataque aéreo já registrado contra a Ucrânia, matando quatro pessoas e queimando edifícios do governo em Kiev. O presidente Volodymyr Zelensky alertou que esse ataque deve prolongar ainda mais a guerra.
Horas depois, o presidente dos EUA, Donald Trump – que tem tentado intermediar um acordo de paz para encerrar o conflito – disse que estava pronto para impor novas sanções à Rússia.
Desde que o presidente russo, Vladimir Putin, encontrou Trump no Alasca em 15 de agosto em uma cúpula sem avanços para um cessar -fogo, Moscou tem intensificado ataques contra a Ucrânia.
Impacto direto em Kiev e danos ao governo ucraniano
Após o ataque de domingo (7) em Kiev, foi possível ver chamas subindo o teto do enorme complexo do governo, que abriga o escritório dos ministros ucranianos no centro da cidade – foi a primeira vez que o local foi atingido em três anos e meio de conflito.
De acordo com os serviços de emergência, os drones também atingiram e danificaram vários edifícios residenciais multi -sorey na capital ucraniana.
A Rússia nega que visa civis na Ucrânia.
O governo russo disse que visava uma fábrica e um centro de logística em Kiev, e o Ministério da Defesa afirmou que “nenhum outro alvo foi atingido dentro dos limites da cidade”.
A primeira -ministra da Ucrânia, Yulia Svydenko, publicou um vídeo mostrando um piso danificado no prédio do governo.
“Vamos reconstruir os edifícios”, disse ela. “Mas não podemos trazer de volta a vida perdida. O inimigo aterroriza e mata nosso povo todos os dias, em todo o país”.
‘Crime deliberado’
A Rússia lançou pelo menos 810 drones e 13 mísseis contra a Ucrânia entre a noite de sábado (6) e o domingo de manhã (7), de acordo com a Força Aérea Ucraniana – um novo recorde no conflito.
“Essas mortes, agora, quando a diplomacia poderia ter começado há muito tempo, são um crime deliberado e apenas prolongam a guerra”, disse Zelensky.
Ele falou sobre o ataque telefônico com o presidente da França Emmanuel Macron e disse que o país europeu ajudará a Ucrânia a reforçar sua defesa.
Macron era um dos líderes europeus a condenar o ataque, dizendo nas redes sociais que a Rússia está “afundando cada vez mais na lógica da guerra e do terror”.
Leia mais:
Trump diz que está pronto para avançar com novas sanções contra a Rússia
Segundo Trump e a pressão do setor automotivo precedeu a renúncia do primeiro -ministro japonês
O primeiro -ministro do Reino Unido, Keir Strmer, chamou os ataques de “covardes”, enquanto o presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acusou Kremlin de “zombar da diplomacia”.
Trump, falando do lado de fora da Casa Branca, respondeu: “Sim, eu sou” quando perguntado se ele estava pronto para impor mais sanções à Rússia. Ele não deu detalhes.
Antes, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que Washington está preparado para aumentar a pressão sobre a Rússia, aplicando tarifas a países que compram petróleo russo.
“A economia russa entrará em colapso. E isso forçará o Presidente (Vladimir) Putin a negociar”, disse Bessent à NBC.
Sanções contra a Rússia
Horas depois que a Rússia conduziu o maior ataque aéreo desde o início da invasão da Ucrânia, Trump disse que estava preparado para impor novas sanções contra Moscou.
Para os analistas, o movimento de Trump sinaliza a vontade de manter a Rússia sob pressão, enquanto procurava mostrar firmeza na política externa.
Proposta de enviar tropas européias
Pelo menos duas pessoas morreram em um ataque a oeste de Kiev, de acordo com a promotoria.
Mais de vinte pessoas ficaram feridas em Kiev, de acordo com serviços de emergência.
Entre eles estava uma mulher grávida de 24 anos que deu à luz um bebê prematuro logo após o ataque. Os médicos lutam para salvar ela e a vida da criança, de acordo com a suspensão da TV estadual.
Duas outras pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em ataques à noite no leste e sudeste do país, segundo as autoridades locais.
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia também apontou que sete cavalos também morreram em um clube de equitação.
“O mundo não pode ser cruzado enquanto um estado terrorista tira vidas – sejam humanas ou animais – todos os dias”, publicou o ministério em redes sociais.
Esse bombardeio ocorreu depois que mais de vinte países europeus se comprometeram a supervisionar qualquer acordo para encerrar a guerra, e alguns deles disseram que estavam dispostos a enviar tropas para o território ucraniano.
A Ucrânia insiste nas garantias de segurança apoiadas pelo oeste para evitar novos ataques russos, mas Putin já alertou que a presença de tropas ocidentais no país seria inaceitável e que seriam alvos legítimos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, está procurando uma saída da guerra nas últimas semanas, mas até agora pouco avançou.
A Rússia continua a conquistar o território em batalhas longas e caras e hoje ocupa cerca de 20% da Ucrânia.
Dezenas de milhares de pessoas morreram e milhões foram forçadas a deixar suas casas, no conflito mais sangrento da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings