O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta oficial ao presidente Luiz Inacio Lula da Silva, anunciando na terça -feira a imposição de uma taxa de 50% em todos os produtos brasileiros exportados para os EUA a partir de 1º de agosto. O documento, com tom crítico, também classifica o julgamento do ex -presidente Jair Bolsonaro como um “vergonha internacional”.
Segundo Trump, a medida é uma resposta a ações que, segundo ele, violam os princípios democráticos e afetam a liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA, citando ordens de censura supostamente emitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para plataformas digitais nos Estados Unidos. A carta foi publicada em suas redes sociais completas do presidente dos EUA.

Confira a carta completa:
“A Casa Branca
Washington9 de julho de 2025
Sua excelência
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil
BrasíliaCaro Sr. Presidente,
Eu conheci e tive contato com o ex -presidente Jair Bolsonaro, para quem sempre tive um grande respeito, assim como a maioria dos outros líderes do país. A maneira como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro-um líder altamente respeitado no mundo durante seu mandato, incluindo os Estados Unidos-é uma vergonha internacional. Este julgamento não deve estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deve terminar imediatamente!
Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e direitos fundamentais da liberdade de expressão dos americanos (como recentemente ilustrado pela Suprema Corte brasileira, que emitiu centenas de ordens de censura secretas e ilegais para as plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando -os com multas de dólares e exultarmos o Brasilian. Sobre todos os produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos, separadamente das tarifas setoriais. Os bens exportados para tentar contornar essa taxa de 50% também estarão sujeitos a esse valor mais alto.
Além disso, tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluir que precisamos nos afastar de um relacionamento de comércio antigo e muito injusto, criado por tarifas, políticas não -tarifas e barreiras comerciais no Brasil. Infelizmente, nosso relacionamento está longe de ser recíproco.
Por favor, entenda que essa taxa de 50% é muito menor do que o necessário para ter condições iguais com o seu país. E essa medida é necessária para corrigir as injustiças graves do regime atual. Como é o seu conhecimento, não haverá tarifas se o Brasil – ou empresas do seu país – decidirem construir ou fabricar produtos nos Estados Unidos. Faremos tudo ao nosso alcance para aprovar esses projetos rapidamente, profissionalismo e regularidade – ou seja, em questão de semanas.
Se, por qualquer motivo, o Brasil decidir aumentar suas taxas, a porcentagem será adicionada aos 50% que já cobramos. Essas taxas são necessárias para corrigir os muitos anos de tarifas, políticas não de tarifas e barreiras comerciais brasileiras que causaram déficits comerciais insustentáveis com os Estados Unidos. Esse déficit representa uma séria ameaça à nossa economia e, de fato, nossa segurança nacional.
Além disso, devido aos ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais das empresas americanas, bem como a outras práticas comerciais injustas, estou instruindo o representante de comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação sob a seção 301 contra o Brasil.
Se você deseja abrir mercados comerciais – até agora fechados – do Brasil para os Estados Unidos e eliminar suas políticas tarifárias, não -tarifas e barreiras comerciais, talvez possamos considerar um ajuste a esta carta. Essas taxas podem ser modificadas para cima ou para baixo, dependendo do nosso relacionamento com seu país.
Os Estados Unidos da América nunca irão decepcionar.
Obrigado pela atenção a esse assunto.
Com os melhores elogios, eu sou,
Sinceramente,
Donald J. Trump
Presidente dos Estados Unidos da América ”
Taxa de 50% e ameaça de retaliação
Na carta, Trump afirma que a tarifa será aplicada a todos os produtos brasileiros, separadamente das taxas existentes por setores. Ele também alerta que qualquer tentativa de se expor para contornar a medida também será tributada com 50%.
Leia mais:
Trump envia mais cartas ditando altas taxas de tarifas em todo o mundo
“Se, por qualquer motivo, o Brasil decidir aumentar suas taxas, a porcentagem será adicionada aos 50% que já cobramos”, diz o presidente dos EUA.
Além disso, Trump anunciou a abertura de uma investigação formal sob a seção 301 do ato comercial, que permite a imposição de sanções aos países considerados injustos no comércio com os EUA. Ele acusa o Brasil de manter políticas tarifárias e barreiras comerciais que teriam contribuído para os déficits comerciais considerados “insustentáveis” e “ameaças à segurança nacional americana”.
Condições para reverter a medida
Trump afirmou que as taxas poderiam ser ajustadas “para cima ou para baixo”, dependendo do relacionamento bilateral, e que as empresas brasileiras podem estar isentas da tarifa se optarem por instalar fábricas ou centros de produção no território dos EUA.
“Não haverá tarifas se o Brasil, ou empresas em seu país, decidirem construir ou fabricar produtos nos Estados Unidos”, escreveu ele.
O presidente dos EUA também declarou que “os Estados Unidos nunca irão decepcionar” e “estão abertos para revisar a medida”, desde que o Brasil elimine as políticas que classifica como injusto no comércio bilateral.
Contexto diplomático
A carta ocorre em meio a uma tensão crescente entre o governo de Trump e o bloco do BRICS, depois de declarações anteriores do presidente dos EUA, sugerindo que os grupos alinhados com o grupo poderiam ser punidos com tarifas adicionais. Lula, por sua vez, contou com as ameaças em reuniões recentes, afirmando que o Brasil é um país soberano e não aceitará “intrometer ninguém”.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings