O conceito de Sociedade 5.0, criado no Japão em 2016, começa a ganhar espaço entre empresas brasileiras. A proposta é aplicar recursos tecnológicos, como inteligência artificial e análise de dados, não apenas para ganhos financeiros, mas também para gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais.
“Ainda estamos em um sistema que prioriza o lucro e esquecendo que o bem-estar da população também é um indicador positivo para os negócios”, disse Rita Wu, especialista em inovação e hospedeiro do Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado. Para ela, mais do que automação, as organizações precisam criar ecossistemas inteligentes que reoriem suas estruturas para o bem -estar coletivo.
De acordo com uma pesquisa da PWC, a produtividade aumentou quase cinco vezes nos setores mais expostos à inteligência artificial. No entanto, a WU considera que o foco exclusivo em eficiência operacional limita as oportunidades de mercado. “A empresa precisa colocar os clientes no centro das atenções, porque pode gerar mais oportunidades de negócios do que simplesmente buscar eficiência de curto prazo”, explicou.
No setor corporativo, a aplicação do conceito aparece em soluções como aplicativos bancários acessíveis para pessoas com deficiência visual, que permitem operações sem a necessidade de informar a senha em terceiros. O Brasil reúne cerca de 18 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, um público geralmente invisível ao mercado, mas pode ser integrado através da acessibilidade digital.
Outro exemplo ocorre na área de saúde, com propostas de compensação ligadas à redução de doenças e hospitalizações, em vez da venda de equipamentos médicos. A lógica é oferecer saúde preventiva e gerar benefícios para empresas, cidadãos e sistema público.
Leia também:
O que é generativo e por que importa para negócios e mercados
Baidu, o maior mecanismo de busca da China, reforça seu produto com a IA para combater o Google e a CIA
Tecnologia em gerenciamento de riscos climáticos
A análise de dados e a inteligência artificial também se tornaram ferramentas para evitar inundações tragédias e calor extremo. Entre 1993 e 2022, mais de 9.000 eventos climáticos extremos foram registrados em todo o mundo, causando 765.000 mortes diretas e perdas de US $ 4 trilhões, de acordo com a taxa de risco climática de 2025.
Com o uso adequado da tecnologia, as empresas podem agir de forma preventiva. “Se começar a chover na cabeceira do rio, é possível decidir abrir o fluxo da barragem e alertar a população do rio antes que o nível seja crítico”, disse Wu.
Para Ricardo Neves, CEO da Global NTT Data Consulting, as empresas que adotam os princípios da Sociedade 5.0 têm o potencial de se diferenciar. “Esse mercado continua a crescer. Mas o Brasil ainda enfrenta atraso educacional, o que dificulta a aplicação do treinamento essas tecnologias”, disse ele.
Neves também apontou obstáculos internos, como resistência à mudança, estruturas hierárquicas rígidas e altos custos. Segundo ele, esses fatores podem adiar a adoção de modelos centrados nos seres humanos e comprometer os retornos financeiros no curto prazo.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings