Em uma vitória para o governo, o Senado aprovou na terça-feira (1º), o projeto da medida provisória do Fundo Social (MP 1291/2025), incluindo a permissão para o petróleo leiloado do governo e excedendo o gás de pré-sal-com uma coleção potencial de até US $ 20 bilhões.
O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara, precisa ser sancionado até quinta -feira (3), para não perder sua validade. O governo estima que as mudanças não terão um impacto fiscal.
The main proposal was approved by symbolic vote-without individual registration-but with contrary manifestations by Rogério Marinho (PL-RN), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Damares Alves (Republicans-DF), Marcos Rogério (PL-RO), Izalci (PL-DF), Jaime Bagattoli (PL-RO), Luiz Heinze (PP-RS) e Eduardo Girão (Novo-CE). O PL apresentou um pedido para derrubar a possibilidade de leilões de excedentes pré-sal, mas foi rejeitado em 37 a 17.
O MP atualiza o Fundo Social, criado em 2010 para transformar a receita da exploração de petróleo e gás em recursos para o desenvolvimento social e regional. A medida provisória afirma que os recursos do fundo social podem ser usados para financiar projetos de infraestrutura social, projetos populares de habitação e confronto.
Antes, o dinheiro só podia ser aplicado em áreas como educação, cultura, esportes, saúde pública, ciência e tecnologia, meio ambiente e adaptação às mudanças climáticas. O Fundo Social é fornecido com recursos de royalties de petróleo.
“Esta não é uma medida eleitoral, não. É um programa desse governo. Esse fundo social é para os mais pobres, construir casas para o povo, investir em educação, não entregar dinheiro para distribuir lucros e dividendos no exterior”, disse o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), antes de votar.
Leia também:
Produção de petróleo e gás natural registra um novo recorde em abril, diz ANP
A Petrobras localiza hidrocarbonetos no pré-sal da bacia de Campos
Petrobras é o grande vencedor do 5º leilão de petróleo da União, que moveu R $ 28 bilhões
Durante a Comissão, o Relator, o vice-José Pista (MDB-PA), incluiu um trecho para permitir que os recursos do Fundo Social sejam considerados como uma das fontes do programa Mona Casa, Mona Vida, além de alterar a porcentagem pretendida para educação e saúde de 50% a 55%.
O texto também estabelece uma aplicação regional mínima, em 2025 e 2026, dos recursos do Fundo Social para Projetos de Infraestrutura Social e Desenvolvimento Habitacional: 30% no Nordeste, 15% no norte e 10% no West Center.
Como mostrou o Estadão/Broadcast, o texto do MP começou a incorporar o conteúdo de um projeto de lei para permitir que o sindicato alienasse, integralmente e por leilão, sua parte do excedente no petróleo da produção de petróleo e gás natural em áreas pré-sal ou estratégicas.
O projeto de lei incorporado chegou à casa em 28 de maio, com urgência constitucional.
Inicialmente, foi admitido até a proposta, que tem uma previsão de cobrança de pelo menos US $ 15 bilhões, foi considerada uma alternativa para o aumento do imposto sobre operações financeiras (IOF).
No entanto, o governo sinalizou ao prefeito, Hugo Motta (republicanos-PB), que contava com as contas de 2025.
O líder da oposição do Senado, Rogétro, Marinho (PL-RN), criticou o deputado e disse que o governo “vende jantar para comprar almoço”. “O governo deseja vender campos de petróleo que devem ser recebidos de 10, 12, 15 anos com desacordo, descontos para resolver problemas que o próprio governo criou”, disse ele.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings