O domínio da China sobre a cadeia de suprimentos global está começando a prejudicar as montadoras.
Em 4 de abril, o país interrompeu as exportações de uma classe de minerais chamada “terras raras pesadas”, o que causou pânico na indústria automotiva mundial.
Terras raras são uma classe de 17 elementos que se tornaram indispensáveis em vários tipos de aplicações – desde jatos de combate e submarinos a smartphones e eletrodomésticos. Você pode encontrá -los mesmo em equipamentos esportivos, como raquetes de tênis e tacos de beisebol.
Leia mais:
Trump termina as negociações comerciais com o Canadá
Os carros são roubados e exportados do Reino Unido em menos de 24 horas, relatórios relatórios
Eles também são essenciais para o carro moderno. Os carros de combustão os usam para filtrar a poluição através do conversor catalítico do veículo, enquanto os VEs os usam em motores e baterias.
“As terras raras são realmente críticas, não apenas para veículos elétricos”, disse Gracelin Baskaran, diretor do Programa Crítico de Segurança Mineral do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais. “Eles estão no cinto de segurança, no volante, em várias partes dos componentes elétricos. Você não fará um carro sem terras raras”.
As terras raras são divididas em outras categorias, com base em seu peso atômico. Terras raras leves são mais fáceis de obter. Os médios e pesados são as categorias que a China monopolizou totalmente. A China controla cerca de 70% das raras minas de terras do mundo e onde realmente domina o processamento.
O nome “Elementos da Terra Raro” é um pouco enganador – os próprios elementos não são tão raros por natureza. O que os torna “raros” é o processo complexo e difícil separá -los da rocha em que estão incorporados e entre si. A China controla cerca de 90% do raro processamento de terras do mundo e tem um monopólio total do forte processamento de terras raras.
Impacto global das restrições chinesas
Desde pelo menos 2023, a China reforçou seu controle sobre vários minerais críticos que fornecem ao mundo, disse Baskaran.
Mesmo assim, as restrições de exportação de 4 de abril chocaram o mundo automotivo.
“Foi inesperado”, disse Dan Hearsch, diretor administrativo da Alixparters. “Ninguém teve tempo de reagir a isso. Quero dizer, em questão de semanas, todo o material do oleoduto estava esgotado.”
As montadoras européias fecharam fábricas. A Ford teve que parar a produção de seu popular SUV Explorer.
Este mês, a China começou a permitir algum acesso a empresas que fornecem peças para algumas montadoras e, nesta semana, o governo de Trump disse que chegou a um acordo para acelerar terras raras e ímãs para os EUA. Ainda assim, a durabilidade desses acordos não é clara.
Perspectivas futuras e possíveis soluções
“Ainda não estamos fora de perigo”, disse Baskaran. “Há muita volatilidade na relação EUA-China entre tarifas e restrições minerais. Vimos a China aumentar as restrições ao longo de dois anos. Terras raras são apenas as mais recentes”.
Existem soluções de longo prazo se a China reduzir o acesso novamente: reciclagem, desenvolvendo outras fontes e inovação, por exemplo. Essa crise pode até estimular a indústria a tomar medidas que reduzam a dependência da China.
Mas essa rara crise terrestre é apenas a mais recente de uma série de interrupções no fornecimento nos últimos anos. Hearsch disse que provavelmente vai piorar.
“Hoje são as terras raras”, disse Hearsch. “Mas amanhã pode e será outra coisa que talvez não esteja pensando, que pode não ser tão valioso e de repente será”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.