O Banco Inter -Americano de Desenvolvimento (BID) aprovou uma linha de crédito condicional no valor de US $ 2 bilhões (equivalente a mais de R $ 11 bilhões), projetado para apoiar a terceira fase do Programa de Modernização de Gerenciamento Fiscal no Brasil (Profisco).
Segundo o BID, o programa contribui para a implementação da reforma tributária e visa facilitar e fortalecer a conformidade tributária, melhorando a sustentabilidade fiscal dos estados e o ambiente de negócios.
Nas duas primeiras etapas, o financiamento bancário permitiu, por exemplo, que os estados implementam a fatura eletrônica. Agora, um dos objetivos é apoiar a adaptação às mudanças decorrentes da reforma tributária.
Os estados podem pedir para participar do programa e acessar parte desses recursos. O primeiro da fila é o Amazonas, com um empréstimo de US $ 30 milhões, que tem uma garantia soberana do BID. O empréstimo individual e a linha de crédito foram aprovados nesta semana pelos diretores executivos do BID.
Leia mais
BID: Novo programa oferece até US $ 1 bilhão em empréstimos aos governos da América Latina
A dinâmica da dívida pública global e da fragilidade fiscal brasileira
O programa apoiará a modernização e a transformação digital dos órgãos de gestão fiscal do estado da Amazônia para adaptá -los ao novo código tributário. A iniciativa prevê a atualização de processos, sistemas e capacidades institucionais, usando tecnologias para melhorar a tomada de decisões, reduzir disputas e simplificar a burocracia.
Para reduzir o desperdício, o estado também fortalecerá os processos de planejamento orçamentário, gerenciamento financeiro e gastos públicos, usando automação e inteligência artificial. Além disso, procedimentos e ferramentas digitais serão reformulados para reduzir as disputas tributárias, o que atualmente prejudica a coleta e distorce os incentivos econômicos.
O empréstimo para o Estado das Amazonas terá um período de amortização de até 20 anos, com um período de graça de seis anos e taxa de juros vinculada à taxa de finalização da noite durante a noite (SOFR).
Programa de BID
O programa financiado pela BID visa apoiar o governo federal, os estados brasileiros e os municípios na modernização de seus processos e sistemas de gerenciamento tributário, com foco na implementação do novo imposto sobre valor agregado (IVA), aprovado pela recente reforma tributária.
Além disso, o Profisco III promoverá medidas para melhorar o gerenciamento de gastos públicos, incluindo a incorporação de critérios ambientais e climáticos, com o objetivo de reduzir as ineficiências e aumentar o impacto das políticas públicas.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings