Na quinta -feira (26), a Nike disse que espera que as vendas e os lucros diminuam, depois que a gigante do tênis tem seu maior impacto financeiro até agora com seu plano de reestruturação durante o quarto trimestre fiscal.
Embora as expectativas de Wall Street tenham sido baixas para este relatório, a Nike excedeu as estimativas em receita e lucro.
Leia também
Como Under Armour tirou Stephen Curry da Nike
A parceria da Nike com a LEGO faz do esporte uma piada divertida com roupas, acessórios e conjunto exclusivo
Como o dia está enfrentando a Nike e Adidas na “corrida de tênis”
Como foi o desempenho financeiro da Nike
O mais recente relatório tributário da Nike inclui o período de três meses, terminando em 31 de maio de 2025. Veja como a empresa veio em comparação com os analistas estimados da LSEG:
- Lucro por ação: US $ 0,14 (R $ 0,77) por ação, contra US $ 0,13 (R $ 0,71) estimado
- Receita: US $ 11,10 bilhões (R $ 60,84 bilhões), contra US $ 10,72 bilhões (R $ 58,76 bilhões)
O lucro líquido relatado pela empresa no trimestre foi de US $ 211 milhões (R $ 1,15 bilhão), ou US $ 0,14 por ação, em comparação com US $ 1,5 bilhão (R $ 8,22 bilhões), ou US $ 0,99 (R $ 5,43) por ação antes.
As vendas caíram para US $ 11,1 bilhões, uma queda de cerca de 12% em relação aos US $ 12,61 bilhões em relação ao ano anterior.
Impactos e expectativas
No último trimestre, a Nike alertou que o quarto trimestre fiscal seria o ponto mais baixo de sua reestruturação, mas nos meses seguintes, as condições pioraram, deixando os investidores em questão se mais dificuldades viessem.
Em um comunicado à imprensa, o diretor financeiro da Nike, Matt Friend, confirmou que o quarto trimestre fiscal verá o “maior impacto financeiro” de sua reestruturação e que os obstáculos devem diminuir a partir de agora.
“Estou confiante em nossa capacidade de navegar nesse ambiente dinâmico e incerto, concentrando -se no que podemos controlar”, disse amigo.
As ações da Nike caíram mais de 2% nas negociações estendidas na quinta -feira (26).
Estratégias e resultados
Durante o trimestre, os lucros da Nike caíram impressionantes 86%, enquanto a empresa trabalhava para eliminar as ações antigas, recuperar parceiros atacadistas e reestruturar seus negócios digitais. O maior impacto nas margens veio do uso de descontos e canais de liquidação para liberar ações, juntamente com o retorno ao atacado, que é um canal menos lucrativo do que vender diretamente em seu site e lojas.
A empresa alertou que a estratégia levaria a lucros menores no curto prazo, mas deixaria os negócios em uma posição mais saudável a longo prazo.
No trimestre, a Nike Direct Revenue, que representa lojas, atacado e seu site, caiu 14%, liderada por uma queda de 26% nas vendas digitais e uma queda no atacado de 9%.
As lojas da Nike, no entanto, eram um ponto positivo. Durante o trimestre, as vendas nas lojas da Nike subiram 2%.
Os dados de fluxo do cliente nas lojas da Nike estão caindo desde outubro, mas esses números também indicam que as condições podem estar melhorando, de acordo com a Placer.ai, uma empresa de análise que usa dispositivos móveis anônimos para estimar visitas gerais aos locais.
As visitas mensais às lojas da Nike caíram 10,2% em abril em comparação com o ano anterior, mas essa queda diminuiu para 3,2% em maio, de acordo com o placer.ai.
Desempenho regional e parcerias
A receita caiu em todas as regiões durante o trimestre, mas foi um pouco melhor do que o esperado na América do Norte, o maior mercado da Nike. As vendas caíram 11%, para US $ 4,7 bilhões (R $ 25,7 bilhões) na América do Norte, melhor que os US $ 4,4 bilhões (R $ 24,2 bilhões) esperados pelos analistas, de acordo com a StreetAccount.
Mesmo assim, a receita na China foi de US $ 1,48 bilhão (US $ 8,11 bilhões), pouco abaixo de US $ 1,5 bilhão (US $ 8,2 bilhões) que os analistas esperavam, de acordo com a StreetAccount.
Desde que a Nike relatou seus últimos resultados, as tarifas sobre produtos importados da China aumentaram para 30%. A empresa aumentou os preços em toda a sua linha de produtos para compensar esses custos, conforme relatado pela CNBC anteriormente.
O primeiro lançamento do produto de sua longa parceria com as roupas íntimas Skims de Kim Kardashian também deve ocorrer durante o trimestre, mas agora foi adiado ainda este ano, conforme relatado pela CNBC.
Perspectivas e inovações
A Nike está, até o fechamento desta nota, em meio à sua conferência de resultados – a reunião começou às 18h (horário de Brasília). Para isso, os investidores estarão mais interessados nas diretrizes da empresa para o futuro. Wall Street, no entanto, também ficará de olho em mais detalhes sobre o estado de sua reestruturação, informações sobre o pipeline de lançamento do produto e se ele puder continuar a cortar as despesas.
Os planos para a parceria da Nike com o SKIMS também serão um importante ponto de interesse. Além de eliminar estilos antigos e lançar estilos mais inovadores, a Nike está trabalhando para ganhar mais consumidores, que são estimados em cerca de 40% de seus negócios.
Essa diferença de gênero não é ideal para varejistas discricionários, porque as mulheres tendem a gastar mais em roupas do que os homens. A Nike perdeu participação de mercado de concorrentes de roupas esportivas, como Lululemon e Alo Yoga, que servem a um público semelhante, mas estão mais focados nas mulheres.
O tênis ainda é a parte mais importante dos negócios da Nike, mas as roupas são uma área de crescimento para a empresa, representando cerca de 28% da receita da marca Nike no ano fiscal de 2024.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.