As principais bolsas da Europa fecharam em Blue na segunda -feira (8), impulsionadas por empresas de petróleo, que se beneficiaram da descarga do barril em face de tensões geopolíticas.
O destaque do dia foi a expectativa em torno da votação que depôs o primeiro -ministro da França, François Bayrou.
Embora a queda do líder tenha tido pouco impacto imediato nos ativos, a incerteza causada pela decisão pode retornar aos mercados nos próximos dias.
O índice Pan-European Stoxx 600 aumentou 0,52%, fechando a 552,04 pontos. Em Londres, o FTSE 100 avançou 0,14%, encerrando a sessão em 9.221,44 pontos. Em Frankfurt, a DAX registrou um aumento de 0,96%, fechando em 23.824,10 pontos. Em Paris, o CAC 40 ganhou 0,78% e terminou em 7.734,84 pontos. Os números ainda são preliminares.
Pressão política e riscos para o mercado francês
Marine Le Pen, líder líder da oposição francesa, afirmou no Parlamento que “esse momento marca o fim da agonia de um governo fantasma” em uma crítica direta ao gabinete de Bayrou. “É provável que este governo desmoronse sob pressão da oposição, que pode pesar em ações e títulos franceses”, diz Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do SwissQuote Bank.
O clima de incerteza aumentou com uma nova ofensiva russa contra a Ucrânia, no maior ataque desde o início da guerra, envolvendo mais de 800 drones e alcançando edifícios públicos. Em resposta, os líderes europeus prometeram acelerar um novo pacote de sanções, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que em breve deveria conversar com o presidente russo Vladimir Putin.
Leia mais:
As sacolas da Ásia de perto, após a renúncia de Ishiba no Japão sendo visto como ‘avanço’
A União Europeia está estudando sanções secundárias imponentes à China para a compra de petróleo russo, além de possíveis medidas contra o Casaquistão, mas a decisão depende de um endosso dos EUA. As autoridades européias e americanas se reúnem na segunda e terça -feira em Washington para discutir o assunto.
Indicadores e expectativas econômicas para o Banco Central Europeu
No cenário econômico, a produção industrial da Alemanha cresceu 1,3% em julho na comparação mensal, um resultado um pouco melhor do que o mercado esperado. Mais tarde na quinta -feira (11), a atenção será focada na decisão política monetária do Banco Central Europeu (BCE).
Os analistas apostam que a instituição deve manter as principais taxas de juros como são, pois a inflação na zona do euro está próxima da meta de 2% e ainda há dúvidas sobre o impacto das tarifas impostas pelo governo Trump.
Em Lisboa, os papéis de Mota-Engil encharcaram 9,41%, embalados pela vitória da empresa na tentativa de construir e operar o primeiro túnel submerso do Brasil, que conectará Santos e Guarujá. Lá, o índice PSI 20 subiu 0,65%, fechando em 7.754,11 pontos. Em Madri, Sabadell (0,81%) e BBVA (+1,89%) também aumentaram.
A partir desta segunda -feira, os acionistas da Sabadell decidirão se aceitará a proposta de compra feita pelo BBVA, embora as ações da Vallesana estejam sendo negociadas acima do valor oferecido pelo concorrente. Na bolsa Madrid, o Ibex35 ganhou 1,02% e terminou 15.002,20 pontos. Em Milão, o FTSE MIB avançou 0,28%, atingindo 41.723,69 pontos.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings