As vendas de produtos com estampas ou formatos da Capybara cresceram mais de 2000% no comércio eletrônico brasileiro no primeiro semestre deste ano. Os dados são da CloudShop, uma plataforma de comércio eletrônico que reúne mais de 90.000 lojistas do país.
“Os empreendedores atentos às tendências das redes sociais são os que mais vendem”, disse Luiz Natal, gerente de desenvolvimento da plataforma CloudShop, em entrevista à Equipe realde Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado.
Segundo o executivo, o fenômeno começou com a popularização do tema em memes e muito conteúdo de erepa, especialmente no Instagram e Tiktok. Produtos como camisetas T, bolsas, chaves -chave e pinturas com o animal tornaram -se frequentes em exibições virtuais. Em outros países, a tendência também se espalhou. “No Japão, já existem cafés onde é possível interagir com a capybaras”, disse ele.
Leia também:
Tiktok mira em pequenas e médias empresas: a nova revolução em vendas on -line
Privado: a Internet supera a TV aberta em publicidade, impulsionada por redes sociais e compras ao vivo
“O mercado foi crucial para alcançar novos mercados”, diz o empreendedor
Agilidade no fornecimento de produtos
Luiz Natal apontou que as tendências seguintes rapidamente são essenciais no ambiente digital. “O empresário precisa ver nas redes sociais o que está em ascensão e adaptar seus produtos ao ar o mais rápido possível”, explicou. Além disso, o gerente recomendou a escolha adequada dos canais de publicidade, incluindo redes sociais da loja e parcerias com influenciadores.
Segundo o executivo, o movimento Capybaras se assemelha a outros comportamentos já observados no comércio eletrônico. Em 2023, os produtos com tema de rosa registraram um aumento nas vendas com o lançamento de um grande filme de bilheteria. “A dinâmica é a mesma. Surgam tendências que podem se tornar hábitos ou manter um tempo limitado, mas a rápida reação é o fator determinante”, disse ele.
Crescimento regional e novos mercados
O CloudShop lidera o setor de comércio eletrônico na América Latina e já possui mais de 160.000 clientes na região. A expansão se concentra em países como Argentina, México, Colômbia e Chile. Segundo Natal, a empresa avançou em serviços comerciais de tamanho médio nos últimos anos. “Nossa plataforma foi projetada para acompanhar os lojistas a qualquer momento na jornada”, disse ele.
Atualmente, o comércio eletrônico representa 10%do varejo na América Latina, inferior aos mercados mais consolidados como os Estados Unidos, onde o índice excede 35%e a China, com mais de 50%. Para Natal, esse cenário representa uma oportunidade. “O potencial é enorme e o comércio eletrônico está se expandindo na região”, concluiu.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings