O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala com os repórteres antes de embarcar na Marinha no gramado da Casa Branca do Sul, em Washington, a caminho de Haia, na Holanda, onde a cúpula de dois dias da OTAN será realizada, na terça-feira, 24 de junho de 2025.
Conteúdo de Evan Vucci/Associated Press/Estadão
Em uma ligação telefônica com o primeiro -ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian, disse que o Irã não violará o cessar -fogo se Israel não o violar, de acordo com o NBC News, do mesmo grupo CNBC.
“Se o regime sionista criminal não violar o cessar -fogo, o Irã também não o violará”, disse Pezeshkian.
O presidente Donald Trump também disse a repórteres a bordo do Air Force One hoje (24), que se opõe à idéia de mudança de regime no Irã, que ocorre após um novo cessar -fogo entre o Irã e Israel e um dia depois que o Irã atacou uma base americana no Oriente Médio em retaliação.
“Não, eu não quero isso”, disse Trump sobre a mudança de regime no Irã enquanto voava para a cúpula da OTAN na Holanda. “Gostaria de ver tudo se acalmar o mais rápido possível. Uma mudança de regime leva ao caos e, idealmente, não queremos ver tanto caos”.
Sua declaração foi feita apenas dois dias depois que ele expressou sua abertura no Trath Social para apoiar a mudança de regime no Irã, um comentário que ele fez um dia depois de autorizar ataques americanos a instalações nucleares no país.
Ele reiterou que o Irã não pode ter uma arma nuclear e disse: “Acho que é a última coisa que eles pensam agora”.
Leia mais
Siga a cobertura real do conflito entre Israel e Irã
O que você precisa saber: os últimos eventos da guerra entre o Irã e Israel
O primeiro -ministro do Catar diz que o ataque do Irã à base dos EUA é “inaceitável”
Blinken alerta que o ataque dos EUA foi um “erro”
O ex -secretário de Estado Antony Blinken argumenta em um novo artigo de opinião que o ataque de Trump às três principais instalações nucleares do Irã foi um erro “enganoso e desnecessário”. “
No artigo publicado hoje (24) no New York Times, Blinken disse que a situação nunca teria chegado a esse ponto se Trump, durante seu primeiro mandato, não tivesse quebrado o acordo nuclear iraniano negociado pelo governo de Obama. Blinken escreveu que o Irã acelerou seu enriquecimento de urânio depois que os EUA se aposentaram do acordo e agora Trump está “tentando apagar um incêndio no qual ele jogou gasolina”.
Blinken, que liderou o Departamento de Estado sob Biden e desempenhou um papel fundamental na política dos EUA em comparação com o Irã sob Obama, disse que “ainda há tempo para a diplomacia funcionar” antes de um ataque e que “não foi o surgimento que Trump descreveu”.
O ex -secretário de Estado sugeriu que os ataques podem ter causado o Irã e “arriscados a precipitar o que queremos evitar”.
“Embora não haja dúvida de que o ataque dos EUA prejudicou as ambições nucleares do Irã, o Irã poderia rapidamente se reconstruir em lugares e profundidades praticamente imunes a ataques aéreos enquanto procurava armas ao mesmo tempo”, alertou.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings