O presidente russo Vladimir Putin disse na quinta -feira que é possível um acordo para encerrar o conflito entre Israel e o Irã e que os ataques de Israel ao Irã levaram a uma “união” da sociedade iraniana em torno de sua liderança.
“Vemos que hoje no Irã existe uma união da sociedade em torno da liderança política do país”, disse Putin a jornalistas estrangeiros, incluindo a AFP, em uma transmissão de evento na televisão. “Este é um assunto delicado e, é claro, precisamos ser muito cautelosos aqui, mas, na minha opinião, uma solução pode ser encontrada”, acrescentou.
Leia também
O Irã está perto de um blecaute total da Internet, diz a agência de monitoramento
Hackers pró-Israel destroem US $ 90 milhões em criptomoedas do Irã, diz a Análise
O Irã ameaça causar “dano irreparável” se eles conflitarem ao lado de Israel
Possibilidades para
Putin disse que esse acordo pode garantir a segurança de Israel e o desejo do Irã por um programa nuclear civil.
Israel afirmou que sua campanha aérea surpresa pretendia impedir o Irã de adquirir armas nucleares – uma ambição que Teerã nega.
“Acredito que seria bom para todos nós juntos buscar maneiras de interromper o conflito e encontrar maneiras de os participantes do conflito chegarem a um acordo”, disse o presidente russo.
Envolvimento russo no Irã
Putin mencionou que existem mais de 200 funcionários russos na usina nuclear de Bushehr, no sul do Irã, que foi construída pelo Rosatom Russo.
“Concordamos com a liderança de Israel de que sua segurança seria garantida”, disse ele.
Ele disse que a Rússia poderia “continuar” a trabalhar com o Irã em seu programa nuclear civil e “garantir seus interesses nessa esfera”.
Resposta dos EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, na quarta -feira parecia rejeitar a oferta anterior de Putin para mediar o conflito, dizendo que o presidente russo deveria primeiro resolver seu próprio conflito na Ucrânia.
“Conversei com ele ontem e … ele realmente se ofereceu para ajudar a mediar, eu disse: ‘Faça -me um favor, resolva o seu”, disse Trump a repórteres ao abrir um novo mastro gigante na Casa Branca.
A Rússia aprofundou os laços militares com o Irã desde que Moscou lançou sua campanha na Ucrânia em 2022.
Em janeiro, Moscou e Teerã assinaram um contrato de parceria estratégica de longa faixa, e Kiev e seus aliados há muito acusam o Irã de fornecer drones e mísseis de curta duração para a Rússia.
O ataque à Ucrânia e à guerra em Gaza colocaram tensão nas relações tradicionalmente boas de Moscou com Israel, que abriga uma grande comunidade de origem russa.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings