Israel bombardeou na quarta -feira (18) Centros de produção centrífuga de urânio no Irã, cujo líder supremo Ali Khamenei respondeu com um tom desafiador à declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, que deseja “rendição incondicional”.
“Temos que dar uma forte resposta ao regime sionista terrorista. Não teremos limpeza com os sionistas”, escreveu ayatola khamenei em sua conta na rede social X.
Trump também alertou que seu país poderia matar Khamenei, alimentando especulações sobre o envolvimento direto de Washington no conflito de Israel na sexta -feira passada.
“Sabemos exatamente onde o chamado ‘líder supremo’ está oculto. É um alvo fácil, mas é certo que lá não vamos tirá-lo (mate-o!), Pelo menos por enquanto”, escreveu Trump em sua rede social.
A guerra começou na sexta -feira passada, quando Israel bombardeou o território iraniano, uma ofensiva que justificou a necessidade de impedir que o Irã desenvolvesse a bomba atômica, um gol negado repetidamente por Teerã.
A ofensiva paralisou as negociações que estavam em andamento entre Teerã e Washington para limitar o programa nuclear do país islâmico em troca da retirada das sanções econômicas.
O governo dos Estados Unidos garante que não esteve envolvido no ataque inicial e privilegie uma solução diplomática com o Irã, embora as mais recentes declarações mais hostis de Trump possam indicar uma mudança na postura.
Mísseis hipersônicos
O exército iraniano emitiu um iminente ataque “punitivo” a Israel e pediu evacuação das grandes cidades de Tel Aviv e Haifa.
Pouco tempo depois, a Guarda Revolucionária, o Exército Ideológico Iraniano, anunciou na televisão estatal um atentado contra o território israelense com o uso de mísseis balísticos hipersônicos de Fattah-1.
As forças armadas israelenses ativaram temporariamente as sirenes aéreas após a detecção de 10 mísseis balísticos lançados pelo Irã, que foram interceptados principalmente, disse uma autoridade militar.
Os sistemas de defesa israelense também derrubaram dois drones na região do Mar Morto nas primeiras horas da quarta -feira.
O exército israelense informou na quarta-feira que um de seus drones foi derrubado por um míssil terrestre ao ar enquanto operava no Irã.
Ele também anunciou um ataque com “mais de 50 aviões” contra um centro de produção de centrífugas de urânio em Teerã e várias unidades de fabricação de armas, incluindo instalações de produção de componentes de mísseis da terra para terra.
A agência de notícias iraniana Mehr publicou um vídeo na quarta -feira, amanhecendo explosões no céu da capital.
Até agora, nenhum país revelou um equilíbrio de vítimas ou danos materiais da sexta noite de confronto.
“Rendição incondicional”
O conflito direto entre o Irã e Israel, que havia sido uma guerra oculta há décadas, levou Trump a abandonar prematuramente a cúpula do G7 e reunir seu Conselho de Segurança na terça -feira.
Em uma mensagem sobre a rede social da verdade, o republicano disse que seu país controla completamente o espaço aéreo iraniano e exigiu a “rendição incondicional de Teerã.
Embora os ataques israelenses tenham enfraquecido o comando militar e o programa nuclear de Teerã, apenas os Estados Unidos têm um armamento capaz de destruir as instalações nucleares iranianas localizadas em grande profundidade, a bomba GBU-57.
Até o momento, Washington reforçou seu “dispositivo de defesa” no Oriente Médio e enviou a Nimitz Aircraft Transportador para a região. Também está preparando uma “força especial” para ajudar seus cidadãos na área.
Na terça -feira, o governo dos EUA anunciou o fechamento de sua embaixada em Jerusalém até sexta -feira por razões de segurança e pediu aos funcionários e suas famílias que procurassem abrigo.
Retornar
Israel, os Estados Unidos e seus aliados ocidentais suspeitam que o programa nuclear do Irã, com apenas um objetivo civil, segundo Teerã, pretende desenvolver a bomba atômica.
Desde o início dos ataques na sexta -feira, Israel atingiu centenas de instalações militares e nucleares e matou vários comandantes do Exército e cientistas do Irã.
O exército israelense disse na terça -feira que matou Shadmani, apresentou -se como chefe de gabinete em tempos de guerra e o maior comandante militar, perto do líder supremo do país.
A troca de bombardeios causou mortes civis de ambos os lados: 224 no Irã, de acordo com o saldo oficial mais recente, divulgado no domingo e 24 em Israel, de acordo com o governo do país.
Na terça -feira, as longas filas foram gravadas em postos de gasolina e padarias em Teerã. Os moradores buscam desesperadamente combustível e alimentos nos poucos estabelecimentos que permanecem abertos.
Israel anunciou o retorno ao país na quarta -feira de um primeiro grupo de cidadãos que foram bloqueados no exterior fechando o espaço aéreo no início da guerra com o Irã.
O Ministério dos Transportes informou que entre 100.000 e 150.000 israelenses foram mantidos no exterior e serão repatriados nos próximos dias.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings