O primeiro -ministro israelense Benjamin Netanyahu mencionou em uma entrevista à ABC News que não descarta a possibilidade de Elimine o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei. A declaração ocorreu após relatos no fim de semana que Israel planejava atacar Khamenei na sexta -feira (13), mas que o Então o presidente americano Donald Trump teria impedido a ação.
Questionado, Netanyahu afirmou que a morte de Khamenei não intensificaria o conflito, mas o fecharia. Quando solicitado a Israel atacar diretamente o líder iraniano, ele disse que eles estavam “fazendo o que precisamos fazer” e mencionou que os principais alvos são os cientistas nucleares do Irã, comparando -os à equipe nuclear de Hitler.
Israel espera
Netanyahu concedeu, na segunda -feira (16), a primeira conferência de imprensa desde o início do conflito. Quando perguntado se Israel estava procurando uma mudança de regime no Irã, ele não respondeu diretamente, mas indicava que o colapso do governo iraniano poderia ser um possível resultado de ações israelenses. “É impossível prever, mas pode ser o resultado de nossa ação poderosa”, disse ele.
Israel iniciou ataques contra o Irã na quinta -feira anterior, visando os centros nucleares iranianos. No entanto, as metas agora incluem usinas de energia, fábricas e aviação, com o objetivo de enfraquecer o Irã econômica e potencialmente causar uma mudança de regime, analistas. A sede da televisão estatal iraniana foi atingida e queimada como âncoras transmitidas ao vivo.
Leia também
Tarifas, conflitos e alianças: G7 Summit acontece sob a instabilidade global
NY Bags de perto com relatos de que o Irã quer retomar a negociação com os EUA
“Não quero ver nenhuma arma nuclear no Irã”, diz Trump na reunião do G7
No domingo passado, as agências de notícias relataram que Trump rejeitou um plano de Israel para matar Khamenei. “Os iranianos já mataram um americano? Não. Israel informou o governo de Trump sobre um plano confiável para matar Khamenei, mas a Casa Branca deixou claro que Trump era oposto.
O governo de Trump estava desesperado para impedir que a operação militar de Israel se expandisse em um conflito maior, vendo o assassinato de Khamenei como algo que inflamaria ainda mais a situação. O porta -voz de Netanyahu, Omer Dostri, mais tarde chamou os relatórios sobre o avião “falso” de Khamenei.
Israel e o Irã estão no quarto dia de confrontos, com ataques contínuos de ambos os lados. No Irã, pelo menos 224 pessoas morreram, de acordo com o porta -voz do Ministério da Saúde Hossein Kermanpour. O escritório de Netanyahu informou 24 mortes. Na segunda -feira (16), Israel alertou os moradores de partes de Teerã sobre novos ataques à capital, que ocorreram pouco antes de um ataque à televisão iraniana.
Enquanto isso, o Irã lançou uma nova série de ataques de mísseis contra Israel, resultando na morte de pelo menos oito pessoas. Teerã alertou Israel para se preparar “para o pior ataque em sua história”.
(Com agências internacionais)
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings