A Euma entrevista na quinta-feira (17) com Jim Cramer, da CNBC, ex-chefe da divisão antitruste do Departamento de Justiça dos EUA, Jonathan Kanter, descreveu como o cenário de publicidade poderia começar a mudar agora que o Google do Alphabet perdeu dois processos antitruste movido ao governo.
“As medidas corretivas neste caso, como no caso da pesquisa, terão uma natureza focada no futuro”, disse Kanter.
“Isso significa que a infraestrutura para vender publicidade ligada à IA, por exemplo, será altamente relevante na formulação de medidas corretivas nesse caso”, continuou ele.
Com sorte, acrescentou, novas oportunidades surgirão para as empresas monetizarem a inteligência artificial por meio de publicidade por meios que não envolvem o Google. Kanter também estava otimista sobre a velocidade dessas mudanças, observando que “às vezes as engrenagens da justiça se movem à velocidade de um pau [carro antigo da Ford]”Mas” este caso se moveu na velocidade de uma Ferrari. “
Em 2023, durante o tempo de Kanter no DOJ, o governo alegou que os negócios de publicidade do Google violavam as leis antitruste. Na quinta -feira, um juiz decidiu a favor do DOJ, dizendo que o Google domina ilegalmente os mercados de publicidade on -line. Este é o segundo processo antitruste que o gigante da tecnologia perde em menos de um ano, pois o Google em agosto passado perdeu outro processo relacionado ao Departamento de Justiça relacionado ao seu negócio de pesquisa.
Kanter enfatizou que a publicidade é o negócio central do Google – e um dos custos mais significativos para as empresas em geral. Ele disse que o Google não apenas mantinha ilegalmente seu monopólio, mas usou esse poder para prejudicar outras pessoas no setor. Todo o ecossistema de publicidade sofreu por causa das práticas do Google, continuou Kanter, acrescentando que os editores de notícias e outros criadores de conteúdo eram “excessivos e pagavam menos”.
Embora Kanter tenha dito que não queria falar em nome do Departamento de Justiça do governo Trump, ele afirmou que “todos os sinais” indicam que os representantes atuais continuarão a “apoiar o trabalho que fazemos”.
“Há amplo reconhecimento em todo o espectro político de que, se acreditarmos no capitalismo, se acreditarmos em empresas e mercados, precisamos ter regras claras, precisamos ter oportunidades para novos negócios, negócios antigos e todos no meio podem ter sucesso”, disse Kanter. “As leis antitruste fazem exatamente isso.”
“Ganhamos metade deste caso e apelaremos da outra metade. O Tribunal concluiu que nossas ferramentas para anunciantes e nossas aquisições, como DoubleClick, não prejudicam a concorrência. Discordamos da decisão do tribunal em nossas ferramentas de editor”, disse um comunicado da AfnbC de Lee-Anne Mulholland, vice-presidente do Google. “Os editores têm muitas opções e escolhem o Google porque nossas ferramentas de tecnologia de anúncios são simples, acessíveis e eficazes”.
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