A Adobe investiu na Synthesia, uma startup de inteligência artificial britânica, apostando em tecnologia para transformar a produção de vídeo.
A Synthesia informou a CNBC que o braço de capital de risco da Adobe injetou um valor revelado na startup como parte de uma parceria “estratégica” sem detalhamento adicional sobre termos financeiros e comerciais.
Plataforma inovadora da Synthesia
A startup, que afirma atender a mais de 70% das empresas da Fortune 100, vende uma plataforma que permite que as empresas desenvolvam vídeos com avatares realistas gerados pela IA. As pessoas podem criar seus próprios avatares de IA, em um dos estúdios de produção da Synthesia ou em um dispositivo pessoal.
A Adobe, uma gigante de tecnologia criativa avaliada em cerca de US $ 150 bilhões (aproximadamente US $ 750 bilhões), é mais conhecida pela ferramenta de edição de imagens do Photoshop. A empresa também desenvolve o Premiere Pro, uma plataforma de edição de vídeo amplamente usada por profissionais de mídia, publicidade e outros setores.
Visualizações compartilhadas e histórico de investimentos
“Estamos construindo a plataforma de vídeo principal com a IA para empresas, e o investimento da Adobe valida essa direção”, disse Victor Ripelli, CEO da Synthesia, à CNBC. “Compartilhamos uma visão: democratiza a criação de conteúdo de alta qualidade e tornamos a comunicação comercial mais rápida e eficaz”.
Esta não é a primeira vez que a Adobe aposenta muito em uma startup apoiada pelo Risk Capital. Anteriormente, ele tentou adquirir a plataforma de design da figma por US $ 20 bilhões (cerca de US $ 100 bilhões), mas desistiu dos negócios após o escrutínio da União Europeia e dos reguladores do Reino Unido. A Adobe também é um investidor ativo em startups, empresas de apoio, como legendas e VidMob.
Lucratividade ‘não é foco imediato’
Além do investimento da Adobe, a Synthesia também anunciou que atingiu US $ 100 milhões na receita anual recorrente (ARI) – uma medida de receita anual gerada por assinaturas renovadas a cada ano.
“Crescemos aproximadamente 100% ano a ano, impulsionados por uma forte expansão de clientes e economia de unidades de melhor qualidade”, disse Riparbelli. “Ele excede US $ 100 milhões em ARS nos coloca em um grupo muito selecionado de empresas de IA nativas com verdadeira tração comercial”.
No entanto, a startup continua operando no vermelho – e não se concentra em lucrar tão cedo.
Até 2023, a Synthesia registrou uma perda antes de £ 25,2 milhões de impostos com receita de £ 25,7 milhões, de acordo com um recorde na casa das empresas do Reino Unido. A lucratividade “não é um foco imediato”, disse Riparbelli à CNBC. “Mas o caminho é claro.”
Estratégia de crescimento e concorrência
“Nunca buscamos crescimento a nenhum custo”, disse o CEO da Synthesia, acrescentando que a empresa ainda tinha dinheiro restante de uma rodada de financiamento de 2023 quando arrecadou fundos novamente no início deste ano.
A Synthesia foi avaliada mais recentemente em US $ 2,1 bilhões (aproximadamente US $ 10,5 bilhões) em uma rodada de investimentos anunciada em janeiro. Seus concorrentes incluem Colossyan, Deeprain AI, Invideo AI, Filmora e Veed.io. A startup também enfrenta a concorrência do OpenAI, cujo modelo de texto em vídeo, Sora, pode criar clipes de vídeo realistas com base nos comandos do usuário.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.