O Ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que o Brasil quebrou um investimento recorde nas rodovias em 2024 e excederá os valores em 2025. A declaração foi feita em uma entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro” na manhã de quinta -feira (10).
“O Brasil quebrou registros de investimento agora. 2025 será um ano maior que 2024, que já é o registro histórico na quantia de investimentos públicos e privados. Achamos que 2025 superarão, 2026 também superará e chegaremos ao pico de investimentos no Brasil em 2030”, disse o ministro.
Em 2025, o Brasil deve atingir a marca histórica de 15 leilões de rodovia e uma ferrovia, totalizando R $ 161 bilhões em investimentos e mais de 8.400 quilômetros de estradas contempladas.
Desde 2023, houve dez leilões, um número maior do que nos quatro anos do governo anterior, disse o ministro. Os recursos se alinham ao fortalecimento dos investimentos públicos e privados e demonstram o compromisso do governo de trazer mais segurança às rodovias.
“Esta é a melhor maneira de melhorar nossa infraestrutura mais rapidamente. Já fizemos dez leilões no governo do presidente Lula. Somente para uma comparação por período do governo, o governo anterior, em quatro anos, fez apenas seis leilões de concessão rodoviários. Fazemos dez e faremos 15 este ano.
De acordo com Renan FIHO, os leilões serão distribuídos em todo o Brasil, com foco em melhorar o acesso aos portos do sudeste e do arco norte para o fluxo de produção. “Existem 15 leilões espalhados pelo Brasil, mas especialmente leilões que facilitarão o que o Brasil produz”, explicou o ministro.
Dos 15 projetos de leilão, 13 têm recursos do novo PAC. Entre os principais projetos estão os leilões do BR-040, no trecho entre o Rio de Janeiro e o Juiz de Fora (MG) e a otimização do BR-163, em Mato Grosso do Sul. Em Rondônia, o BR-364 já assinou, com uma previsão de R $ 8 bilhões em investimentos, um dos maiores da região norte.
Outro ponto debatido na entrevista foi a qualidade das estradas. A proporção de rodovias com boas condições de tráfego nas empresas alinhadas com o novo PAC saltou de 50% em dezembro de 2022 para 75% em dezembro de 2024. Renan Filho enfatizou que a melhoria da infraestrutura rodoviária brasileira influencia diretamente o custo do frete e da economia do Brasil.
O ministro também destacou a revisão de vários contratos. Na sua opinião, existem vários conceitos errôneos em concessões anteriores que resultaram em obras paradas. “Estamos reequilibrados esses contratos. Este momento do Brasil é uma curva de experiência. Estamos corrigindo os erros do passado e vivendo um novo momento. Um momento Brasil atrai investimentos recordes para melhorar sua infraestrutura”, disse ele.
*Com informações do Secretariado de Comunicação
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