O crescimento do emprego foi mais forte do que o esperado em março, oferecendo pelo menos um alívio temporário de que o mercado de trabalho ainda esteja estável, disse o Departamento do Trabalho dos EUA na sexta -feira.
As folhas de pagamento não agrícolas aumentaram 228.000 no mês, acima de 117.000 revisadas em fevereiro e superando a estimativa de 140.000 de Dow Jones, de acordo com o Bureau of Labor Statistics (BLS).
No entanto, a taxa de desemprego subiu para 4,2%, acima da projeção de 4,1%, também após um aumento na taxa de participação na força de trabalho.
Leia também:
Embora o número principal tenha excedido as expectativas, o relatório foi divulgado em um contexto de grande incerteza, após o anúncio das tarifas pelo presidente Donald Trump nesta semana, que intensificou os temores de uma guerra comercial global com o potencial de prejudicar o crescimento econômico.
As ações reagiram pouco ao relatório: os contratos futuros do índice da Dow Jones Industrial Averag surgiram dos mínimos, mas eles ainda estavam caindo de mais de 900 pontos. A renda dos títulos do Tesouro também permaneceu fortemente negativa.
“O relatório de emprego melhor do que o esperado ajuda a aliviar os temores de desaceleração imediata no mercado de trabalho dos EUA”, disse Lindsay Rosner, Goldman Sachs Asset Management. “No entanto, esses dados se tornaram um seguimento -com o mercado concentrado apenas no prato principal: as tarifas”.
Trump anunciou uma taxa fixa de 10% para todos os parceiros de negócios, bem como uma grande lista de tarifas “recíprocas”, que já causaram retaliação da China e de outros países. Wall Street entrou em uma forte maneira de venda nos últimos dois dias, com ações despencando e investidores buscando a segurança dos ativos de renda fixa.
Em uma publicação sobre a rede social da verdade, o presidente escreveu: “Excelentes números de emprego, muito melhor do que o esperado. Já está funcionando. Mantenha -se firme, não podemos perder!”
Os indicadores anteriores mostraram que o mercado de trabalho ainda era firme, mas as medidas tarifárias aumentam a possibilidade de as empresas contratarem ao avaliar como será o novo cenário comercial.
Os números de março, no entanto, apontaram um mercado de trabalho ainda forte, embora os dados de janeiro e fevereiro tenham passado por críticas significativas. Além do corte de 34.000 na contagem inicial de fevereiro, o crescimento de janeiro é agora apenas 111.000, uma redução de 14.000 em relação à estimativa anterior.
O salário médio por hora aumentou 0,3% no mês, de acordo com a previsão. A taxa anual de 3,8%foi de 0,1 ponto percentual abaixo da estimativa e no nível mais baixo desde julho de 2024. A viagem semanal média permaneceu inalterada em 34,2 horas.
Em março, a área de saúde liderou o crescimento, mantendo o padrão dos meses anteriores. O setor criou 54 mil vagas, quase exatamente a média dos últimos 12 meses. Outras áreas que se destacaram foram assistência social e varejo, ambos com 24.000 novos empregos, bem como transporte e armazenamento, que aumentaram em 23.000.
As vagas do governo federal caíram apenas 4.000, apesar dos esforços liderados por Elon Musk, através do departamento de eficiência do governo (DOGE), para acabar com a força de trabalho federal. No entanto, o BLS enfatizou que os trabalhadores em aviso prévio ou licença paga ainda são considerados funcionários. Um relatório divulgado na quinta-feira pela Challenger Consultancy, Gray & Christmas, indicou que as demissões relacionadas a Doge estão adicionando mais de 275.000 até agora.
“Embora o relatório de emprego desta sexta -feira mostre que a economia continua a criar vagas, mesmo com incerteza sobre tarifas e cortes no setor público, os dados são retroativos e não dizem nada sobre como os empregadores serão nos próximos meses”, disse Glen Smith, disse o diretor de gerenciamento de patrimônio da GDS.
Um indicador mais amplo de desemprego – que inclui pessoas que não estão procurando emprego e aqueles que trabalham metade por razões econômicas – caíram ligeiramente para 7,9%.
A pesquisa em casa, usada para determinar a taxa de desemprego, estava muito alinhada com os dados da folha de pagamento, apontando para um aumento em 201 mil trabalhadores. Além disso, o número de funcionários completos cresceu 459.000, enquanto os trabalhadores do tempo diminuíram 44.000.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.