“Teremos tempo para discutir a estrutura das garantias de segurança. Isso, de fato, é o mais importante”, disse ele Zelensky. Então, em publicação na rede Xreforçou a necessidade de firmeza contra Moscou: “A Rússia só aceitará a paz se for pressionada firmemente, e o presidente Trunfo Tem essa força. Temos que fazer tudo certo para que a paz aconteça. ”
O presidente de UcrâniaAssim, Volodymyr Zelenskydisse na segunda -feira (18) que seu foco principal em conversas com aliados é procurar Garantias de segurança ocidental. A declaração foi feita em WashingtonDurante uma reunião com Keith KelloggEnviado especial do presidente de Estados UnidosAssim, Donald Trumpe em reuniões com líderes europeus antes de uma conversa decisiva com o republicano.
Foto: Alex Brandon/Associated Press/Estadão Conteúdo
Posição e comparação dos EUA com a OTAN
Trunfoque se encontrou na sexta -feira (15), em Alascacom o presidente russo Vladimir Putinsugeriu garantias de segurança como parte de um possível acordo de paz. Mas ainda não está claro o quão longe essas promessas iriam.
Segundo Steve Witkoffenviado de Trump para a Rússia, o EUA poderia oferecer Ucrânia um “Proteção semelhante ao artigo 5” da OTAN. O artigo 5 é considerado a espinha dorsal da Aliança Militar Ocidental e afirma que um ataque a qualquer membro é tratado como um ataque a todos. Cada país membro deve então tomar as medidas “Que você considera necessário – incluindo o uso da força armada” – Mas não há obrigação automática de intervenção militar direta.
Trump, por outro lado, já descartou a possibilidade de adesão da Ucrânia à Aliança Militar Ocidental, uma posição alinhada com a de Putin. Líderes europeus, incluindo o presidente de FrançaAssim, Emmanuel MacronEles afirmam que querem entender até que ponto Trump estaria disposto a assumir compromissos concretos de defesa.

Isabel Infantes – Reuters
Papel da Europa nas negociações
Enquanto isso, a chamada “Coalizão dos dispostos” – formado por cerca de 30 paísesliderado por França e Reino Unido – estuda novas formas de apoio para Kiev. Entre os planos estão a reconstrução de Forças armadas ucranianasRecursos para proteger o espaço aéreo e o Mar Negroe até a mobilização de alguns milhares de soldados no território ucraniano, em um combate estratégico e não direto.
Macron Ele ressaltou que o objetivo dessas tropas seria demonstrar solidariedade, mas admitiu que a coesão européia sobre o assunto ainda é limitada. Varsóvia e Berlimpor exemplo, já descartaram a participação nesse tipo de mobilização sem o apoio explícito de Estados Unidos.
O desafio das garantias
Especialistas apontam que, fora do Natanum Ucrânia Você dificilmente terá um garantidor confiável de sua segurança. Tentativas anteriores falharam. Em 1994, por exemplo, em Memorando de BudapesteAssim, RússiaAssim, Estados Unidos e Reino Unido Eles se comprometeram a respeitar as fronteiras ucranianas em troca do desarmamento nuclear do país – um compromisso que não impediu a invasão russa em 2014 ou a ofensiva em grande escala de 2022.
““Garantir a segurança de um país significa estar disposto a lutar para salvá -lo, se necessário. E é aí que os europeus se trancam“, Avalia o pesquisador Stephane Audrand. Para Dimitri MinicEspecialista na Rússia, Moscou não aceitará garantias sólidas para Kiev, enquanto Washington Também hesita em oferecê -los completamente.
Putin, Trump e Zelensky
Após a reunião em AlascaAssim, Putin até afirmou que “a segurança de Ucrânia também deve ser garantido ”, levantando especulações sobre um possível acordo que não inclua a entrada em Natan. Ainda assim, os analistas alertam que qualquer sinal de concessão Moscou Você pode se esconder armadilhas diplomáticas.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings