O Vice -Presidente dos Estados Unidos, JD Vancedisse no domingo (22) que o país “não está em guerra com o Irã”, mas com o programa de armas nucleares de Teerã. Vance também evitou garantir que os locais nucleares iranianos fossem totalmente destruídos após ataques aéreos dos EUA realizados no sábado (21).
“Estamos em guerra com o programa nuclear do Irã”, disse Vance em entrevista à NBC News do mesmo grupo de CNBC.
A ofensiva, anunciada pelo presidente Donald Trump, foi a primeira ação militar direta dos EUA contra instalações nucleares iranianas. O ataque gerou temores de um possível envolvimento em um conflito regional maior. Horas depois, o Irã retaliou ataques contra Israel, causando danos a Tel Aviv.
Leia também:
Trump confirma o ataque dos EUA às instalações nucleares de três Irãs
Os líderes mundiais reagem a um ataque dos EUA ao Irã
Questionado se havia 100% de certeza sobre a destruição total dos lugares nucleares iranianos, Vance respondeu: “Não entrarei em detalhes sensíveis sobre as informações de inteligência que temos no terreno no Irã, mas vimos muito e estou muito confiante de que podemos atrasar substancialmente o desenvolvimento de uma arma nuclear. E esse foi o objetivo desse ataque.
Ainda durante a entrevista, o vice -presidente afirmou: “Destruímos o programa nuclear iraniano. Acredito que atrasamos significativamente este programa”.
Na noite de sábado, Trump afirmou que as instalações nucleares do Irã eram “completas e totalmente eliminadas”. No entanto, no domingo, um parlamentar iraniano afirmou que o complexo encontrado não foi seriamente danificado no ataque. O NBC News Não foi possível verificar independentemente nenhuma das declarações.
O secretário de Defesa, Pete Hegseth, enfatizou no domingo que “as ambições nucleares do Irã foram obliteradas”.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse que o país “reserva todas as opções” para a resposta aos ataques. Trump, por sua vez, alertou sobre a verdade social de que “qualquer retaliação de qualquer Irã contra os Estados Unidos enfrentará uma força muito maior do que a vista hoje à noite”.
Segundo Vance, os EUA receberam “algumas mensagens indiretas dos iranianos” desde o ataque.
Perguntado se os EUA descreveriam uma linha vermelha se o Irã tentasse interromper o tráfego no Estreito de Ormuz, uma das principais rotas de transporte de petróleo do mundo no mundoO vice -presidente disse que esse movimento seria “suicida” para o país persa.
“A economia deles depende totalmente do Estreito de Ormuz. Se eles querem destruir sua própria economia e causar distúrbios globais, essa será a decisão deles. Mas por que eles conseguiriam? Não faz sentido”, disse ele.
Vance reiterou que Washington busca um acordo de paz com o Irã, “desde que eles não tenham um programa de armas nucleares”. Ele também rejeitou a idéia de que os EUA “destruiriam” tentativas diplomáticas, culpando Teerã por não dar “uma chance real” de diplomacia.
“Os iranianos claramente não são bons em guerra. Talvez eles devam seguir o exemplo do presidente Trump e dar uma chance à paz”, disse o vice -presidente. “Se eles estão realmente dispostos, garanto que o presidente dos Estados Unidos também estará”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings