As vendas no varejo da China podem ter crescido em sua taxa mais rápida desde o final de 2023, mostrou dados do Departamento Nacional de Estatísticas na segunda -feira, parcialmente ajudado pelo Dia do Trabalho e férias de barcos de dragão.
As vendas no varejo aumentaram 6,4% no mês passado em comparação com o ano anterior, superando drasticamente os analistas estima o crescimento de 5% na pesquisa da Reuters e aumentando 5,1% no mês anterior.
O crescimento da produção industrial diminuiu para 5,8% em maio, em comparação com o mesmo período do ano anterior, em comparação com 6,1% no mês anterior. Os últimos dados ficaram um pouco abaixo das expectativas dos analistas, um aumento de 5,9%.
O investimento em ativos fixos, relatado no ano acumulado, expandiu 3,7% em maio em comparação com o ano anterior, está abaixo da previsão de Reuters de um crescimento de 3,9% e diminuindo o crescimento de 4% nos primeiros quatro meses.
A taxa de desemprego baseada em pesquisa urbana em maio atingiu 5,0%, caindo de 5,1% em abril para o nível mais baixo desde novembro do ano passado.
Um contrato tarifário assinado entre Pequim e Washington em meados de maio forneceu alívio temporário às exportações no país, levando algumas empresas a antecipar remessas e, ao mesmo tempo, intensificar a busca de mercados alternativos. Ambos os lados assinaram uma pausa de 90 dias para reverter a maioria das taxas de três dígitos aplicadas entre si no início de abril.
O secretário comercial Howard Lutnick disse à CNBC na semana passada que as tarifas dos EUA sobre as importações chinesas permanecerão no nível atual de 55%.
As exportações da China cresceram menos do que o esperado em maio, embora o aumento de remessas para os países do sudeste da Ásia, os países da União Europeia e da África tenha ajudado a compensar a forte queda de mercadorias para os EUA. As exportações da China para os EUA caíram mais de 34% em relação ao ano anterior, a maior queda desde fevereiro de 2020.
Os dados comerciais dos últimos dois meses indicaram resiliência nas exportações da China, de acordo com o Goldman Sachs, pois destacaram “a dificuldade das tarifas bilaterais em reduzir significativamente o total das exportações chinesas”.
A fraca demanda interna se destacou como uma questão mais urgente para as autoridades chinesas. Os preços do consumidor registraram queda anual por quatro meses consecutivos, recuando 0,1% em maio. A deflação nos preços ou produtores da fábrica também se aprofundou, recuando 3,3% em relação ao ano anterior.
No entanto, Pequim pode parecer menos urgente para implementar medidas adicionais de flexibilidade, pois as exportações parecem mais resilientes do que o esperado e o crescimento do PIB está a caminho de exceder 5% no primeiro tempo, disse Goldman.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.