O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quinta -feira que decidirá atacar o Irã nas próximas duas semanas. O prazo é devido a uma chance “substancial” de negociações, até Israel e o Irã entram no sétimo dia consecutivo de conflito.
O secretário de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, leu a mensagem de Trump em um briefing, dizendo que havia “muita especulação” sobre se os Estados Unidos estariam “diretamente envolvidos”.
“Com base no fato de que há uma chance substancial de negociações que podem ou não ocorrer com o Irã em um futuro próximo, tomarei minha decisão de ir ou não nas próximas duas semanas”, afirmou Trump no comunicado.
Leia mais
Siga a cobertura real do conflito entre Israel e Irã
O Irã fechará o Estreito de Ormuz se eles apoiarem Israel em conflito, ameaça parlamentar iraniana
Leavitt não deu detalhes sobre o que levou Trump a acreditar que as negociações com o Irã eram possíveis.
Trump havia dito na quarta -feira que o Irã solicitou o envio de autoridades à Casa Branca para negociar um acordo sobre seu programa nuclear e encerrar o conflito com Israel. O Irã negou que fosse.
Leavitt disse que “a correspondência continuou” entre os Estados Unidos e o Irã quando perguntado sobre os relatos de que o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, teria mantido contato com o ministro das Relações Exteriores do Irã. Mas ela disse que “não estava seguindo” a viagem de Witkoff a Genebra para conversas com o Irã.
Sobre movimentos internacionais, Leavitt disse que não há sinais de que a China está se envolvendo militarmente no Irã. Ainda assim, os EUA ainda estão monitorando o cenário, especialmente em vista da reunião agendada entre o Irã e as autoridades européias na sexta -feira (20). “Vamos ver como será.”
Quando perguntado sobre os preços do petróleo, Leavitt mencionou que Trump monitora os valores “de perto” e está “avaliando vários fatores” sem dar detalhes.
Produção do Irã de bombas nucleares
A Casa Branca também afirmou que o Irã poderia produzir uma arma nuclear em “algumas semanas”, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, debateu se deveria ou não tomar medidas militares contra a República Islâmica.
“O Irã tem tudo o que precisa para obter uma arma nuclear. Tudo o que precisa é uma decisão do líder supremo para ela e levaria algumas semanas para concluir a produção dessa arma”, disse Leavitt a repórteres. Para ela, o Irã está em uma posição “vulnerável”.
Trump realizou seu terceiro encontro em três dias na Casa Branca, Altamente Segura Situação da Quinta -feira, enquanto continuou a considerar se deveria se juntar à campanha de bombardeio israelense.
O presidente dos EUA disse na quarta -feira que “talvez eu o faça, talvez não” quando perguntado se ele tomaria medidas militares contra o Irã.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings