O presidente dos Estados Unidos, Donald Trumpdisse no domingo (5) que as negociações com o Hamas e países árabes e muçulmanos avançam “muito positivamente” e que um Acordo de Paz para terminar a guerra em Gaza Deve ser concluído “até o final da semana”. A declaração foi feita por Verdade socialA própria rede social de Trump, depois do republicano ignore o prazo anterior que ele próprio havia se estabelecido para concluir seu entendimento no sábado (4).
Segundo Trump, as equipes técnicas devem se encontrar novamente Nesta segunda -feira (6), no Egitopara lidar com os “detalhes finais” do plano americano, que fornece cessar -fogoAssim, liberação de reféns dentro de 72 horasAssim, retirada gradual de tropas israelenses e o Desarmamento do Hamas.
“Peço a todos que se movam rapidamente. O tempo é essencial, ou um grande derramamento de sangue seguirá – algo que ninguém quer ver”, escreveu o presidente dos EUA.
Leia mais:
Trump vê a disposição do Hamas pela ‘paz duradoura’ e pede suspensão imediata de ataques a Gaza
Hamas concorda em discutir o plano de paz de Trump e a liberação de reféns
O governo dos EUA publica manifestações para apoiar o plano de paz de Trump em Gaza, mas exclui o Brasil
Apesar da pressão diplomática dos EUA, a guerra segue não resolvida. O Exército israelense manteve o Gaza bombardeio neste domingoe pelo menos Cinco pessoas morreramDe acordo com Defesa civil localque opera sob a autoridade do Hamas.
O Hamas disse que estava “muito interessado em alcançar um acordo” para encerrar o conflito e imediatamente iniciar a troca de reféns de prisioneiros palestinos. O grupo participa de Negociações indiretas com Israel no Egitosob a mediação de Estados Unidoscom a presença do enviado Steve Witkoff e Jared Kushnerfilho de Trump.
O movimento islâmico requer que Israel suspende todas as operações militares na faixa de Gazaincluindo ataques aéreos e drones voam, e isso remove suas tropas do interior da cidade de Gaza. Por outro lado, o grupo e outras facções se comprometeriam a interromper as ações militares.
De acordo com o Secretário de Estado americano, Marco Rubioum O cessar -fogo pode entrar em vigor assim que o Hamas aceitar as condições iniciais.
Em uma nota, o Escritório de Primeiro Ministro Israel, Benjamin Netanyahurelatou que ele conversou com o Chanceler da Alemanha, Friedrich Merzno plano proposto por Trump. Ambos concordaram que é necessário Mantenha a pressão sobre o Hamas Para garantir o Libertação de todos os reféns.
“Continuaremos a agir decisivamente até que todos os objetivos de guerra sejam alcançados, incluindo o retorno dos reféns e a garantia de segurança de Israel”, disse Netanyahu.
Mesmo com avanço diplomático, Israel controla cerca de 75% da tira de Gaza e resiste a uma remoção total das tropas. Trump afirmou que o país já aceitou uma primeira “linha de retirada”De 1,5 a 3,5 quilômetros no território palestino-uma condição necessária para a implementação de um cessar-fogo imediato. Pode ser a verdadeira oportunidade de paz que o mundo espera por gerações ”, afirmou.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings