Depois de uma conversa telefônica entre Donald Trump e Xi Jinping, Os líderes dos Estados Unidos e da China demonstraram diferentes percepções do avanço nas negociações para a venda do aplicativo Tiktok. Trump afirmou que um acordo para transferir a plataforma seria próximo e que uma formalização seria apenas uma questão de tempo, além de anunciar planos de visitar a China no próximo ano.
Leia mais:
Trump cita o avanço no acordo Tiktok após a conversa com Xi Jinping
Trump e Xi Jinping discutem o acordo Tiktok nesta sexta -feira
Trump avança a proibição de Tiktok nos EUA até 16 de dezembro
Trump afirmou que na chamada XI “aprovaria” o contrato envolvendo o pedido, mas enfatizou a necessidade de assinatura formal. Por outro lado, O governo chinês não confirmou nenhum sucesso Ele enfatizou que as empresas deveriam negociar com base nas regras de mercado. “A posição da China é clara: o governo respeita a vontade das empresas e as incentiva a buscar soluções que equilibram interesses e cumprem as leis e regulamentos chineses”, disse o comunicado oficial do governo chinês.
Shealá Craighead / Casa Branca / Flickr
Colaboração e reuniões futuras
Trump também relatou que Xi prometeu colaborar com os Estados Unidos para encontrar uma solução para o conflito em Ucrâniaem que Pequim é acusado pelos países ocidentais para apoiar Rússiaao reivindicar adotar a postura neutra. Segundo Trump, ambos avançaram em “muitos tópicos importantes” durante a chamada, incluindo O futuro de Tiktok. O presidente dos EUA também acrescentou que pretende encontrar Xi em uma reunião paralela à cúpula da cooperação econômica da Ásia-Pacífico na Coréia do Sul, programada para o final de outubro e Receba o líder chinês nos Estados Unidos em uma data ainda não definida.
As negociações ocorrem em um contexto de desconfiança mútua. O Congresso dos Estados Unidos aprovou, em 2024, a legislação forçando a Bytedance, proprietária da Tiktok, a vender suas operações em um argumento de segurança nacional. Os parlamentares dos EUA apontam riscos de coleta de dados e influência chinesa nos usuários da rede. Apesar das pressões, Trump, um usuário frequente de redes sociais, retornou a adiar a proibição do aplicativo.

Umplash.
Negociações e incertezas sobre o futuro de Tiktok
Em comunicado divulgado no sábado (20), a Bytedance agradeceu o interesse dos presidentes dos EUA e da China. “A Bytedance continuará com os procedimentos necessários de acordo com a legislação chinesa, garantindo que a Tiktok continue participando de sua ampla base de usuários dos EUA”, afirmou a empresa. Entre os possíveis compradores está OráculoLarry Ellison, um empresário perto de Trump e um dos mais ricos do mundo, o que poderia aumentar a influência do presidente no setor de tecnologia.
Especialistas apontam que muitos pontos do eventual contrato ainda permanecem indefinidoscomo controle do algoritmo de aplicação. “Pequim está demonstrando vontade de negociar muito e deseja que a compensação de Washington por qualquer concessão”, disse ele Wendy Cutlervice -presidente de Instituto de Política da Sociedade da Ásia.
Leia mais:
CNBC exclusivo: o contrato da Tiktok incluirá novos investidores da Bytedance, as fontes dizem
Trump diz que ainda não decidiu a participação chinesa em Tiktok e essa plataforma foi importante em sua eleição
A China pressiona os EUA e o Japão para remover o sistema de mísseis Typhon exibido em manobras militares
Ambos os países aumentaram um ao outro no início do ano, impactando as redes globais, mas fecharam o acordo para reduzir os impostos, que expira em novembro. Durante a conversa, Xi agradeceu a Trump pelo papel dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em resposta às críticas feitas pelo líder dos EUA sobre um desfile militar em Pequim.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings