O diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, disse que o presidente Donald Trump e o presidente da China, Xi Jinping, podem falar sobre o comércio ainda nesta semana. “Minha expectativa é que ambos os lados tenham expressado vontade de dialogar”, disse Hassett. No entanto, ele apontou que uma data específica ainda não foi definida para essas conversas. As declarações de Hassett aparecem depois que Trump acusa a China de quebrar seu acordo comercial com os EUA.
Leia mais:
Trump promete reduzir os preços dos medicamentos e apoiar a indústria americana
A China anuncia um novo mecanismo de financiamento de US $ 70 bilhões para expandir investimentos
Hamas responde à proposta da árvore dos EUA e liberará 10 reféns ao vivo
Diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett
Kevin Hassett sugeriu no domingo que o presidente Donald Trump e o presidente da China, Xi Jinping, poderiam ter uma conversa comercial no final desta semana. No entanto, Hassett disse que uma data específica ainda não foi definida para a conversa entre os dois líderes. “Esperamos que o presidente Trump tenha uma excelente conversa sobre negociações comerciais nesta semana com o presidente Xi, essa é a nossa expectativa”, disse Hassett no programa “esta semana” da ABC News.
Ele acrescentou que não tem certeza se estava agendado um dia específico “, mas foi discutido que os dois falarão sobre o acordo de Genebra, para o qual todos somos todos bem inclinados de maneira favoravelmente”. A “expectativa é que ambos os lados tenham expressado vontade de conversar”, acrescentou.
Conversas e expectativas diárias
“Gostaria também de acrescentar que as pessoas estão conversando todos os dias”, disse Hassett, observando que a equipe do representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, está em contato diário com seus colegas chineses “tentando avançar nessa questão”. Uma discussão entre Trump e Xi marcaria um grande passo nas negociações entre as duas nações, semanas depois que os líderes de ambos os países se reúnem na Suíça e chegaram a um acordo comercial de 90 dias.
Mas as tensões aumentaram na semana passada depois que Trump acusou a China de violar seu acordo comercial preliminar com os EUA. “Muito é bom!” Trump escreveu em um post sobre redes sociais. Falando em repórteres na sexta -feira (30), Trump também disse que provavelmente esperava conversar com XI sobre as acusações sobre o acordo comercial.
Críticas ao progresso lento nas negociações
Outros funcionários do governo de Trump também criticaram a China nos últimos dias devido a um progresso lento nas negociações comerciais e sugeriram que novas conversas estão chegando. O secretário de Comércio Howard Lutnick disse no domingo que a China estava “encerrando o acordo”. “Acho que ‘rolar’ é a maneira certa de dizer, e acho que Donald Trump está ciente disso”, disse Lutnick no “Fox News Sunday”.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse na semana passada na Fox News que as negociações comerciais com a China “estão um pouco paradas”. “Acredito que teremos mais conversas com eles nas próximas semanas”, disse ele.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.