As empresas chinesas estão tão comprometidas com a expansão global que mesmo a maior oferta de ações até agora no mercado de ações de Xangai com uma forte presença tecnológica, os EUA consideram um de seus maiores mercados, junto com a China.
A Instal360, uma empresa de câmeras de Shenzhen e rival da GoPro, levantou 1,938 bilhão de yuans (US $ 270 milhões) de uma listagem de Xangai na quarta-feira sob o nome Arashi Vision. As ações dispararam 274%, dando à empresa um valor de mercado de 71 bilhões de yuans (US $ 9,88 bilhões).
Os Estados Unidos, a Europa e a China continental foram responsáveis por pouco mais de 23% da receita no ano passado, de acordo com o Instal360, cujas câmeras de 360 graus começaram oficialmente a ser vendidas na Apple Store em 2018. A empresa vende uma variedade de câmera – pronta centenas de dólares – junto com o software de edição de vídeo.
O co-fundador Max Richter disse em uma entrevista na terça-feira que espera que a exige que nós permaneçam fortes e descartassem preocupações sobre os riscos geopolíticos.
“Estamos ficando à frente, apenas investindo em pesquisas e desenvolvimento de usuários e monitoramento das tendências do mercado que acabam atendendo às necessidades do consumidor”, disse ele à CNBC antes da listagem do Star Council.
A China lançou o mercado estrela de Xangai em julho de 2019, alguns meses depois que o presidente chinês Xi Jinping anuncia planos para o conselho. O Conselho de Tecnologia, semelhante ao NASDAQ, foi criado para apoiar empresas de tecnologia de alto crescimento, enquanto aumentam os requisitos da base dos investidores, a fim de limitar a atividade especulativa.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
China: os temores de uma crise financeira em carros elétricos crescem no meio da guerra de preços
Escassez mineral de terra rara na China coloca os gigantes de defesa em Mira
Em 2019, apenas 12% das empresas no conselho da Star disseram que pelo menos metade de sua receita veio de fora da China, de acordo com uma análise de CNBC dados acessados por informações do vento. Em 2024, com centenas de outras empresas listadas, essa participação aumentou para mais de 14%, mostrou os dados.
“Estamos apenas vendo a ponta do iceberg. Mais e mais empresas chinesas são globalizadas”, disse o rei Leung, chefe global de serviços financeiros, fintech e sustentabilidade do Investthk.
Leung destacou o crescimento dos negócios globais de empresas chinesas, como a gigante da bateria CATL, que abriu capital em Hong Kong no mês passado. “Existem muitos outros níveis de nível dois e três que são igualmente treinados”, disse ele.
Investhk é um departamento do governo de Hong Kong que promove investimentos na região. A empresa organizou viagens para conectar empresas do continente a oportunidades no exterior, incluindo uma para o Oriente Médio no mês passado.
Roborock, uma empresa de aspiradores de aspiradores robóticos também listada no Star Council, anunciou este mês que planeja abrir capital em Hong Kong. Mais da metade da receita da empresa no ano passado veio de mercados internacionais.
No The Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas este ano, Roborock mostrou um aspirador de aspirador de braço robótico para remover obstáculos automaticamente durante a limpeza dos pisos. O dispositivo foi posteriormente lançado nos EUA por US $ 2.600.
Outras empresas de consumo chinesas também permanecem presas diante de tensões crescentes entre a China e os EUA.
Em novembro, a Hosense Appliance Company chinês alegou se tornar o maior vendedor de televisão dos EUA em dois anos. E no mês passado, o BC Babycare, com sede na China, anunciou sua expansão oficial aos EUA e promoveu sua cadeia de suprimentos global para compensar os riscos tarifários.
Nova fase de expansão
As empresas chinesas se expandiram no exterior nos últimos anos, em parte devido à desaceleração do crescimento doméstico. A demanda do consumidor permaneceu fraca desde a pandemia covid-19.
Mas a tendência de expansão está agora evoluindo para uma terceira fase, na qual as empresas procuram construir marcas internacionais por conta própria, com escritórios em diferentes regiões contratando funcionários locais, disse Charlie Chen, diretor administrativo e chefe de pesquisa da China Renaissance Securities.
Ele disse que isso representa uma mudança nos primeiros anos, quando as empresas chinesas fabricam principalmente produtos para marcas estrangeiras e uma fase subsequente, na qual empresas chinesas tinham joint ventures com empresas estrangeiras.
O Instalo360 fabrica principalmente em Shenzhen, mas tem escritórios em Berlim, Tóquio e Los Angeles, disse Richter. Ele disse que o escritório de Los Angeles se concentra em serviços e marketing – a empresa fez seu primeiro grande lançamento de produtos offline no Grand Central Terminal de Nova York em abril.
Chen também espera que a próxima fase da globalização das empresas chinesas venda diferentes tipos de produtos. Ele enfatizou que aqueles que globalizaram foram vendidos principalmente aparelhos e eletrônicos, mas agora provavelmente se expandirão significativamente para os brinquedos.
O Pop Mart, baseado em Pequim, já se tornou uma empresa global de brinquedos, com sua série de bonecas de Labubu ganhando popularidade em todo o mundo.
As vendas totais do Pop Mart, especialmente no mercado doméstico, foram de 4,49 bilhões de yuans em 2021. Até 2024, as vendas estrangeiras excederam esse valor, atingindo 5,1 bilhões de yuans, um aumento de 373% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas na China continental subiram para 7,97 bilhões de yuans.
“Isso estabeleceu outro Pop Mart sobre as vendas domésticas em 2021”, disse Chris Gao, consumidor discricionário do consumidor da China.
A varejista listada em Hong Kong não divulga publicamente muitos detalhes sobre seus planos de expansão global de lojas ou locais existentes, mas um blogueiro independente compilou uma lista de pelo menos 17 lojas nos EUA em meados de maio, a maioria das quais abriu nos últimos dois anos.
A empresa de brinquedos tem sido “muito boa” no desenvolvimento ou aquisição dos direitos dos personagens, disse Gao. Ela espera que seu crescimento global continue, pois o Pop Mart planeja abrir mais lojas em todo o mundo e os consumidores recorrem mais a esses personagens com base no estresse e na incerteza macroeconômica.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.