Os subsídios concedidos pela China a seus siderúrgicos “distorcem” o mercado global e dificultam o investimento em descarbonização no setor, informou a OCDE em um relatório publicado na terça -feira (27).
A China é o maior produtor mundial de aço, produzindo mais de um bilhão de toneladas em 2024, e a queda na demanda interna forçou os produtores a procurar mercados estrangeiros.
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) disse que o mercado de aço global foi “distorcido por forças não -comerciais, onde os produtores que não se beneficiam de subsídios não podem competir com um pé igual”.
“A taxa de subsídios de aço na China (como uma porcentagem da receita das empresas) é cinco vezes maior que a média de outras economias parceiras”, acrescentou, observando que as exportações de aço chinesas dobraram desde 2020.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
O lucro industrial da China acelera em abril com o apoio de Pequim
OCDE destaca a estabilidade da capacidade no Brasil no meio da crise geral de aço
As exportações da China atingiram um nível recorde de 118 milhões de toneladas até 2024, enquanto as importações caíram quase 80%a 8,7 milhões de toneladas, segundo a OCDE.
A queda no mercado imobiliário chinês causou uma queda na demanda por aço nos últimos anos. A Angang Steel, a terceira maior siderúrgica do mundo, disse em março que teve uma perda de quase um bilhão de dólares no ano passado.
Essas mudanças no maior produtor de aço do mundo representam um “desafio significativo” para outros países, à medida que suas exportações caem e as importações são demitidas, de acordo com as perspectivas de aço da OCDE 2025.
Desde 2020, as importações de aço aumentaram quase 13% na União Europeia e no Reino Unido, 18% no Japão e na Coréia do Sul, 40% na América do Norte, 52% na Turquia, 60% na América do Sul e 77% na Oceania.
As exportações chinesas para terceiros mercados também estão crescendo, acrescentou.
Alguns desses mercados “também estão enfrentando uma crescente capacidade de excesso, como o norte da África, o Oriente Médio e o Sudeste Asiático, que por sua vez aumentam suas exportações, especialmente para os países da OCDE, porque seus mercados internos são saturados de aço excessivo”, diz o relatório.
A situação está levando à proliferação de “medidas comerciais”. Em 2024, 19 governos iniciaram 81 “investigações anti -diminuindo envolvendo produtos siderúrgicos” – um aumento cinco vezes em comparação com o ano anterior.
“Quase 80% dos casos foram iniciados contra produtores asiáticos, com a China somente representando mais de um terço do total”, diz o relatório.
O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs 25% de tarifas a todo o aço importado como parte de sua revolução comercial.
O governo britânico aprovou uma lei de emergência em abril para assumir os mais recentes estrangeiros de aço no país depois que os proprietários chineses da British Steel ameaçaram fechar a fábrica. A Jingye Steel afirmou que a operação britânica não era mais viável.
A abundância de aço barato está afetando drasticamente os esforços de investimento na descarbonização no setor, sendo a produção de aço responsável por 8% das emissões globais de CO2.
“As siderúrgicas não podem retornar a níveis saudáveis e sustentáveis de lucratividade até que a capacidade global excessiva e suas consequências sejam abordadas significativamente”, disse a OCDE.
“A cooperação global é necessária para uma concorrência equitativa no mercado global de aço”, acrescentou.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings