Em entrevistas mostradas no domingo (3), o representante comercial dos EUA Jamieson Greer e o consultor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, descartaram a possibilidade de mudanças nas porcentagens de taxas anunciadas pelo presidente Donald Trump sobre produtos importados de vários parceiros de negócios, incluindo o Brasil.
Trump assinou as ordens executivas tarifárias na semana passada e os novos números entrarão em vigor na próxima quinta -feira (7). Vários produtos brasileiros foram cobrados em 50%.
Perguntado pelo apresentador de talk show de domingo da NBC, “Conheça a imprensa com Kristen Welker” se Trump ainda pudesse mudar as tarifas se os mercados financeiros reagirem negativamente, Hassett respondeu: “Eu descartaria essa possibilidade, porque esses são os acordos finais”. O consultor econômico da Casa Branca explicou que, embora as negociações continuem na próxima semana com alguns parceiros de negócios dos EUA, a maioria das tarifas “é mais ou menos garantida”.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
Os EUA estão em boa posição e não são pressionados a fazer mais acordos, diz Jamieson Greer
A declaração foi semelhante ao representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, em uma entrevista anteriormente gravada em outra emissora de TV dos EUA, também foi ao ar no domingo. Greer disse que as novas taxas são “praticamente definidas” e que, a curto prazo, há pouca margem para negociação.
“Muitas dessas taxas são definidas de acordos. Alguns desses acordos são anunciados, outros não. Outros dependem do nível do déficit ou superávit comercial que podemos ter com o país”, disse o consultor de Trump. Ele também acrescentou que “sem dúvida, alguns países e quer falar mais e ver como eles podem trabalhar de maneira diferente com os Estados Unidos”.
Mas “estamos realmente vendo os contornos do plano tarifário do presidente agora com essas taxas”.
Greer também defendeu as imposições políticas do presidente dos EUA contra o Brasil. “O presidente viu no Brasil, como em outros países, um uso indevido da lei, um uso indevido da democracia”, disse Greer na entrevista. “É normal usar essas ferramentas para questões geopolíticas. Trump foi eleito para avaliar a situação das relações externas … e tomar as medidas apropriadas”, concluiu.
O presidente dos EUA admitiu abertamente que está punindo o Brasil por processar seu aliado político, o ex -presidente Jair Bolsonaro, acusado de planejar um golpe para permanecer no poder, no que Trump definiu como uma “caça às bruxas”.
Alguns processos foram movidos contra algumas das taxas de Trump, alegando que ele foi além de sua autoridade. Um painel judicial era cético em relação aos argumentos do governo, embora o caso só deva ser decidido na Suprema Corte.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings