As autoridades antitruste da Alemanha alertaram a Amazon na segunda -feira (2) que os mecanismos de preços da empresa para vendedores de terceiros podem infringir as leis de concorrência.
O Escritório Federal de Cartéis afirmou em sua avaliação preliminar que os controles de preços da Amazon limitam a visibilidade dos produtos dos comerciantes e “com base em regras de mercado não transparentes”, eles interferem na liberdade de definir preços.
De acordo com o Escritório de Cartéis, a Amazon usa algoritmos e modelos estatísticos para calcular determinados tetos de preços para produtos. Os produtos que são sinalizados como “preços muito altos” ou “preços não competitivos” podem ser rebaixados nos resultados da pesquisa, excluídos da publicidade ou removidos da caixa de compras, acrescentaram.
A caixa de compras é o anúncio que aparece primeiro quando um usuário clica em um produto específico e é o que é comprado quando um consumidor clica em “Adicionar ao carrinho”.
Fundamentalmente questionável
“A concorrência no varejo on -line na Alemanha é amplamente determinada pelas regras da Amazon para a plataforma comercial”, disse o presidente do escritório federal, Andreas Mundt, em comunicado.
“Como a Amazon está competindo diretamente com outros varejistas de mercado em sua plataforma, influenciou os preços dos concorrentes, mesmo na forma de tetos de preços, é fundamentalmente questionável do ponto de vista da concorrência”.
O escritório de cartéis disse que as práticas de preço da Amazon não apenas ameaçam os negócios dos vendedores, mas também podem prejudicar outros varejistas para desencorajá -los a oferecer preços mais baixos.
Leia mais:
Azul recebe endosso inicial dos tribunais dos EUA para continuar com a reestruturação
ifood adquire software para totens de auto -serviço da videosoft
Resposta da Amazon
Um porta -voz da Amazon declarou que a empresa discorda de conclusões preliminares do escritório de desenhos animados. Eles acrescentaram que quaisquer mudanças nos mecanismos de preços da Amazon seriam “ruins para clientes e parceiros de vendas”.
“Se a Amazon for impedida de ajudar as pessoas a encontrar preços competitivos, isso resultará em uma experiência de compra ruim para elas, pois teríamos que promover preços não competitivos ou mesmo abusivos em nossa loja”, disse o porta-voz em comunicado. “Isso enganaria os clientes, fazendo -os pensar que estão obtendo um bom valor quando não estão de fato”.
A Amazon pode fornecer feedback ao escritório de desenhos animados em sua avaliação preliminar antes que uma decisão final seja tomada.
Casos antitruste anterior
Em 2022, a Amazon chegou a um acordo com os reguladores antitruste da União Europeia que estavam investigando o uso de vendedores de compra de caixas e dados de práticas. Como parte do contrato, a Amazon concordou em exibir uma segunda caixa de compra em produtos vendidos na Europa, quando há uma segunda oferta de concorrente diferente em preço ou entrega.
O comércio federal dos Estados Unidos também está investigando o uso dos algoritmos de preços da Amazon em seu vasto mercado de terceiros como parte de um processo abrangente antitruste arquivado em 2023. A Amazon afirmou que a queixa da FTC está “errada em fatos e direito”.
O caso está programado para ser julgado em outubro de 2026.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.