O Openai disse na semana passada que reestruturará em um formato que permite que sua entidade sem fins lucrativos mantenha o controle final, um plano que na terça-feira (13) recebeu a aprovação de um dos maiores apoiadores da startup de inteligência artificial dos EUA-o softbank gigante japonês.
O apoio do Softbank – a primeira vez que a empresa deu uma luz verde para o plano – é fundamental porque o investimento de US $ 30 bilhões da empresa japonesa em Openai, anunciada este ano, dependia de uma mudança na estrutura.
Em março, o Openai completou uma rodada de financiamento de US $ 40 bilhões, recebendo US $ 30 bilhões do SoftBank. Mas se o OpenAI não reestruturar como uma entidade para lucro até 31 de dezembro, o Softbank já havia relatado que poderia reduzir sua parcela de financiamento para US $ 20 bilhões.
A Openai anunciou este mês que não se tornaria uma entidade lucrativa após pressão de funcionários civis e ex -funcionários. Em vez disso, o braço sem fins lucrativos manteria o controle da empresa, enquanto a empresa de responsabilidade limitada, que gerencia todas as operações comerciais, se tornaria uma corporação de utilidade pública. Isso significa que essa divisão pode gerar lucro, mas também se concentrará no bem -estar social.
A IA Startup estava originalmente buscando remover o controle da organização sem fins lucrativos, um plano que atraiu críticas a muitos na indústria de tecnologia, incluindo o rival e co -fundador inicial do Openai, Elon Musk.
Como a organização sem fins lucrativos manteria o controle e o plano de reestruturação original foi abandonado, não ficou claro se os principais investidores da Openai estavam a bordo.
Mas o diretor financeiro do Softbank, Yoshimitsu Goto, disse durante uma conferência de imprensa de lucro na terça -feira que “nada realmente mudou”.
“Não acho que essa seja a direção errada … é algo que esperávamos”, disse Goto, de acordo com uma tradução da empresa de seus comentários em japonês.
Ele reiterou que o OpenAI precisa concluir a reestruturação até o final deste ano.
Ainda pode haver obstáculos ao longo do caminho. A Microsoft, um dos maiores investidores da OpenAI, não aprovou a reestruturação, de acordo com um relatório da Bloomberg no início deste mês. A Financial Times informou no domingo que o OpenAi e a Microsoft estão reescrevendo os termos de sua parceria multibilionária. A Microsoft é a principal resistência ao plano de reestruturação do OpenAI, acrescentou o Financial Times.
Goto, do Softbank, não mencionou nenhuma outra empresa, mas reconheceu que o Openai tem muitas partes interessadas.
“Nossa conversa começa com a suposição de que a reorganização ocorrerá. No entanto, existem diferentes partes interessadas e algumas pessoas podem intervir nesse projeto, e isso pode não acontecer tão bem quanto esperamos”, disse Goto.
“Mas isso está fora do nosso controle. Vamos esperar para ver o que acontece.”
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.