A PepsiCo foi lançada na quinta -feira (24) resultados trimestrais mistos, com as vendas internacionais compensando a demanda mais fraca na América do Norte.
A gigante de alimentos e bebidas também reduziu sua previsão de lucro por ação constante de moeda, citando novas taxas, volatilidade econômica e um consumidor mais cauteloso.
“À medida que esperamos, esperamos mais volatilidade e incerteza, particularmente relacionadas aos desenvolvimentos do comércio global, que acreditamos aumentar nossos custos na cadeia de suprimentos”, disse o CEO Ramon Laguarta em comunicado. “Ao mesmo tempo, as condições do consumidor em muitos mercados permanecem enfraquecidas e também com perspectivas incertas”.
Leia mais:
As ações da empresa caíram 2% nas negociações antes do mercado.
Veja o que a PepsiCo relatou em comparação com o que Wall Street esperava, com base em pesquisas com analistas da LSEG:
- Lucro por ação: US $ 1,48 ajustado vs. $ 1,49 esperado
- Receita: US $ 17,92 bilhões vs. US $ 17,77 bilhões esperados
A Pepsi registrou um lucro líquido atribuível à empresa no primeiro trimestre de US $ 1,83 bilhão, ou US $ 1,33 por ação, uma queda de US $ 2,04 bilhões, ou US $ 1,48 por ação, um ano antes.
Excluindo cobranças de reestruturação, custos de aquisição e outros itens, a empresa ganhou US $ 1,48 por ação.
As vendas líquidas caíram 1,8%, para US $ 17,92 bilhões. A receita orgânica, que desconsidera as aquisições, alienações e variações de moeda, subiu 1,2% no trimestre.
O volume global da Pepsi caiu 3% em sua divisão de alimentos prontos e estava estável para bebidas. Este indicador desconsidera variações de preço e troca.
LaGuarta disse que a empresa está “agindo” para melhorar seu desempenho na América do Norte. O volume do negócio de alimentos dos EUA caiu 1%, enquanto a unidade de bebidas na América do Norte viu uma queda de 3%.
“Os consumidores ainda estão cientes do custo-benefício entre marcas e canais, à medida que os impactos cumulativos das pressões inflacionárias apertaram os orçamentos e mudaram os padrões de compra de alimentos”, disse Laguarta e CFO Jamie Caulfield em comentários preparados.
Os planos de reverter o desempenho na América do Norte incluem a expansão ainda mais em produtos multiculturais e funcionais, como simplesmente Sabra e Siete Brands. A empresa também adquiriu recentemente a PopPi, uma marca de refrigerante prebiótica. A Pepsi também está trabalhando para se envolver mais com os consumidores e garantir uma melhor disponibilidade e posicionamento de seus produtos nas lojas.
Mas havia pontos positivos nas operações da empresa na América do Norte. A Pepsi Zero Sugar Soda ajudou a empresa a ganhar participação de mercado, e os lanches da Srta. Vickie e os bolinhos de arroz do Quaker foram alguns dos lanches que geraram crescimento da receita líquida.
Durante o ano inteiro, a Pepsi agora espera que seu lucro por ação de moeda constante seja aproximadamente inalterada em comparação com o ano anterior, uma revisão descendente sobre a previsão anterior, que projetou um crescimento médio de dígitos.
A empresa reiterou sua perspectiva de um aumento em um dígito baixo na receita orgânica.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.