Os ladrões invadiram o Museu de História Natural de Paris e roubaram amostras de ouro avaliadas em 600.000 euros (US $ 700.000), no mais recente de uma série de roubos para instituições culturais, segundo o museu.
Famosa por seus esqueletos de dinossauros e taxidoria, o Museu Nacional de História Natural também abriga uma galeria de geologia e mineralogia.
A invasão foi detectada na manhã de terça -feira, e os invasores teriam usado uma rebarbada e um manchão para entrar no complexo pelo rio Sena.
“O roubo refere -se a vários espécimes de ouro nativo das coleções nacionais mantidas pelo museu”, disse a escritório de imprensa à AFP na terça -feira à noite.
“Embora as amostras roubadas sejam avaliadas em cerca de 600.000 euros com base no preço do ouro bruto, eles carregam um valor patrimonial imensurável”, acrescentou. O ouro nativo é uma liga de metal que contém ouro e prata em sua forma natural e não refinada.
Uma fonte policial anônima disse ao jornal Le Parisien que os sistemas de alarme e vigilância do museu foram desativados por um ataque cibernético em julho, mas não está claro se eles trabalharam no momento do roubo.
“Estamos lidando com uma equipe extremamente profissional, que sabia exatamente para onde ele precisava ir e equipamentos profissionais”, disse o diretor do museu Emmanuel Skoulios à BFM TV.
“Não foi absolutamente por acaso que eles escolheram esses itens específicos”, acrescentou. O museu fechou sua galeria de mineralogia na terça -feira e estava verificando a coleção em busca de outras perdas.
Um de seus tesouros é uma amostra nativa de ouro e um quartzo de 9 por 8,5 centímetros, originários da mina Donatia, Califórnia, e doou ao museu por um rico colecionador francês, de acordo com seu site.
Saber mais:
O roubo de criptomoeda aciona até 2025 com ataques físicos aumentados a investidores
As vítimas oferecem recompensa milionária após o roubo de jóias ‘flagrantes’ em Londres
A polícia de Dubai recupera o diamante roubado no valor de US $ 25 milhões
Crítico
O roubo ocorre em um momento crítico para instituições e museus culturais em particular. De fato, várias coleções públicas foram roubadas nos últimos meses ”, acrescentou o museu.
O museu não detalha os outros roubos, mas o Museu Nacional de Adrien Doubouché em Limoges, no centro da França, sofreu uma invasão no início deste mês. Os ladrões pegaram dois pratos e um vaso de porcelana chinês classificado como tesouros nacionais, com perdas estimadas de 6,5 milhões de euros.
Em novembro passado, quatro homens com machados e clubes de beisebol quebraram vitrines à luz do dia no Museu Cognacq-Jay em Paris, carregando várias obras do século XVIII.
No dia seguinte, as jóias avaliadas em vários milhões de euros foram roubados durante um assalto à mão armada em um museu em Saône-et-Leire, no centro da França. O ataque ao museu mais notório de tempos recentes ocorreu no Museu de Arte Moderna de Paris em maio de 2010.
Vjeran Tomic, um ladrão croata apelidado de “Homem-Aranha”, roubou obras-primas de Henri Matisse, Pablo Picasso, Georges Braque, Fernand Léger e Amedeo Modigliani avaliaram mais de 100 milhões de euros.
O caso revelou falhas extraordinárias de segurança no museu, incluindo alarmes de detecção de movimento que estavam fora de serviço por dois meses e três guardas que não o notaram.
Tomic foi condenado a oito anos de prisão em 2017.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings