A OTAN parece estar se mudando para um acordo de compromisso, em uma cúpula no próximo mês, para atender à demanda do presidente dos EUA, Donald Trump, para gastar 5% do PIB em defesa, com a adesão de pesos pesados na Alemanha e na França na quinta -feira (15).
Para agradar o líder volátil dos EUA, a chefe da OTAN, Mark Rutte, enviou uma proposta para que os membros da Aliança de 32 países se comprometessem a alocar 3,5% do PIB para direcionar os gastos militares em 2032 e 1,5% mais gastos relacionados à segurança.
Isso daria a Trump o principal valor que ele exige, ao mesmo tempo, onde faria manobras suficientes aos aliados europeus que estão lutando apenas para alcançar o objetivo atual de 2% de gastos da OTAN.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra tarifária
A Alemanha apóia a iniciativa de Trump para a meta de 5% dos gastos com defesa da OTAN
O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, deu ao plano um grande impulso em uma reunião com seus colegas da OTAN na Turquia, dizendo que Berlim estava disposto a “seguir” o apelo de Trump.
Wadephul afirmou que a sugestão de Rutte significaria atingir “os 5% exigidos pelo presidente Trump, que ele considera necessário”.
“E nós o seguimos nesse sentido”, disse ele.
O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, também um dos grandes nomes europeus, também aprovou os contornos do acordo.
“A meta de 3,5% é o valor certo para os principais gastos com defesa”, disse Barrot a jornalistas em Türkiye.
O apoio da Alemanha e da França tornará mais difícil para outros aliados europeus e o Canadá dizer não ao Acordo de Cúpula da OTAN em junho em Haia.
O plano geral já tem o apoio dos Estados Unidos.
‘Bastante confiante’
Rutte disse que estava “bastante confiante” em um acordo, pois há uma ampla compreensão da necessidade de fazer mais diante das estimativas ocidentais de que a Rússia precisa de apenas três a cinco anos para reconstruir suas forças.
O chefe da OTAN não queria dar detalhes das discussões, com seis semanas de ajustes à frente antes do cume.
Mas ele disse que despesas mais amplas, como infraestrutura, como pontes necessárias para o movimento de equipamentos militares, precisam ser levados em consideração e que é necessário estabelecer um “caminho confiável” para cada país da OTAN atingir os números.
Os diplomatas afirmam que o plano de Rutte desobedecido prevê aumentar os gastos com defesa direta em 0,2 ponto percentual a cada ano nos próximos sete anos, até que os países atinjam a meta de 3,5.
O restante, 1,5% dos gastos, mais definido com flexibilidade, pode incluir uma ampla gama de áreas, cobertura de infraestrutura, defesa cibernética, controles de fronteira e até apoio à Ucrânia.
Os diplomatas disseram que ainda há debate sobre o cronograma exato para gastos e parâmetros que constituem os gastos mais amplos com segurança.
Trump irritou os aliados europeus preocupados com a ameaça da Rússia, ameaçando não proteger os países de que, em sua opinião, não gastem o suficiente.
Em uma tentativa de evitar irritantes Washington, não havia sinal de dissidência pública na reunião em Türkiye.
O ministro das Relações Exteriores italiano Antonio Tajani anunciou que a Itália atingiu os gastos com 2% da OTAN nesta semana.
“Este é o primeiro passo. Então é possível fazer mais, é possível aumentar o dinheiro para a defesa”, disse ele.
Ele insistiu que Roma está interessada em discutir de maneira mais ampla “sobre segurança, porque a segurança não é apenas armas”.
Os aliados europeus aumentaram seus gastos com defesa desde a invasão da Ucrânia da Rússia em 2022, mas apenas antes de Trump retardar países como Itália, Espanha, Bélgica e Canadá atingiram 2% este ano.
Nenhum dos 32 países da OTAN, incluindo os Estados Unidos, atualmente gasta 5% do PIB em defesa.
Os países do leste mais preocupados com Moscou, como países bálticos e Polônia, já disseram que estão dispostos a ir além desse nível nos gastos militares diretos.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings