O Opep+ anunciou hoje (28) que vai manter os níveis atuais de produçãoconforme definido na reunião de dezembro. A coalizão está operando com um contrato de produção geral, além de Dois cortes voluntários adicionais feitos por oito países membros. Espera -se que esses oito países reavalie novas medidas para julho neste fim de semana.
Considerações da decisão da Opep:
A organização dos países exportadores de petróleo (OPEP), hoje com 22 membros, segue Perder relevância no cenário de energia globalComo países fora do cartel – como Estados Unidos, Brasil, Canadá e Argentina – expandem sua produção.
A própria OPEP estima que a demanda global de petróleo até 2025 será de 105,1 milhões de barris/dia (MMB/D), que representa crescimento modesto de 1,3% Comparado a 2024. Para fins de comparação, a economia global deve crescer 2,9% este ano e 3,1% em 2026.
A incompatibilidade entre oferta e demanda chama a atenção
De acordo com a Agência Internacional de Energia, é esperado um excesso de oferta de 0,6 MMB/D Em 2025, impulsionado por produtores independentes. E com o anúncio OPEP+ de hoje de adicionar outro 0,411 MMB/a partir de julho, esse excedente pode atingir 1 mMB/d – equivalente a 1% do consumo global diário.
Os preços reagem. Barrel Brent, que em maio de 2022 atingiu US $ 109, está hoje em Apenas US $ 64,44o menor valor em quatro anos. Em abril, ele até jogou o US $ 60.
Leia mais
Os futuros continuam altos com os medos de restrição de suprimentos; A OPEP deve manter um aumento na produção
O Brasil entra na OPEP+, uma ampla gama de grandes exportadores de petróleo
Produção de petróleo: OPEP X NO OPEP (22 de janeiro a 25 de janeiro/25)
Desde meados de 2022, a produção de países fora da OPEP tem crescido de forma consistente, enquanto os membros do Cartel reduzem sua oferta – preços prementes.
Participação da OPEP na produção mundial (%)
A conseqüência é direta: a participação da OPEP no mercado global caiu de 36,8% (abril/22) para 35,3% (janeiro/25), revelando um enfraquecimento estrutural da organização em comparação com o aumento de produtores independentes.
Preço do petróleo Brent (USD/barril)
Desde o pico de US $ 109 por barril em maio de 2022, os preços estão caindo continuamente. Em abril de 2025, Brent atingiu o nível mais baixo da pandemia, refletindo o excesso de suprimento e a desaceleração da economia global.
Conclusão:
Com o suprimento crescendo mais rápido que a demanda e com os principais fatores de produção fora dos allieces da OPEP, O cartel entra em 2025 com influência enfraquecida.
O preço do barril – e o xadrez geopolítico associado a ele – serão ditados menos pelo cartel que precisam manter suas receitas e mais por produtores não carl.
_
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Fonte