O governo de Minas Gerais anunciou, na quarta -feira (30), medidas para reduzir os impactos do aumento das tarifas de importação anunciadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Espera -se que a “tarifa de 50%”, tão chamada, entre em vigor nos próximos dias.
As medidas foram apresentadas durante uma reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com a presença do governador Romeu Zema, mais de 150 empresários e líderes empresariais.
A reunião foi mediada pelo Presidente de Fiemg, Flávio Roscoe, e contou com a presença do Secretário de Estado para o Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, Secretário de Finanças, Luiz Cláudio Gomes, o Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas (Bdmg), Gabriel Viégas Neto, e o Banco de Minas do Reino Filho.
Monetização de crédito e linha de financiamento
A primeira medida anunciada é a monetização dos créditos do ICMS acumulados por empresas exportadoras. O valor estimado é de US $ 100 milhões por ano, com processo simplificado para liberação.
A segunda ação é a criação de uma linha de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), no valor de R $ 200 milhões, com taxa de juros fixa de 0,9% ao mês, até 60 meses e falta de 12 meses.
“Conversei com os empreendedores e coloquei o governo de Minas Gerais disponíveis, e faremos de tudo para que a situação se amenizasse. Infelizmente, não temos poder para resolver essa situação, mas estamos disponíveis para reduzir os impactos”, disse Romeu Zema.
Leia mais:
Trump estende 25% de taxas para o México por 90 dias, enquanto as negociações continuam
As importações brasileiras enfrentarão uma taxa efetiva de 30,8% nos EUA, diz o Goldman Sachs
Ações detalhadas de BDMG e Fazenda
O presidente da BDMG, Gabriel Viégas, explicou que a instituição está finalizando os critérios operacionais da nova linha de crédito.
“Estamos estruturando a linha para atender aos setores e empresas mais afetados. Nossas equipes estão trabalhando para identificar esses setores para apoiar imediatamente”, disse ele.
O secretário de Finanças, Luiz Cláudio Gomes, enfatizou que os valores de ICMs monetizados representam uma ação de emergência.
“Esses R $ 100 milhões relacionados às ações de crédito de exportação que moteremos é uma medida inicial e de emergência para trazer um alívio aos setores que possivelmente enfrentarão dificuldades. Acredito que essa decisão do presidente Trump ainda possa ser resolvida bilateralmente”, disse ele.
Diversificação de mercados e diálogo com empreendedores
O governo do estado também informou que continuará com ações destinadas a abrir novos mercados de exportação, reduzindo a dependência de parceiros específicos. A administração do estado tem sido nesse sentido nos últimos anos.
Zema afirmou que novas medidas poderiam ser estudadas de acordo com a evolução do cenário internacional. O governo manterá o diálogo com os setores produtivos e fornecerá dados aos negociadores brasileiros para demonstrar os impactos da medida na própria economia dos EUA.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings