Jim Cramer, da CNBC, disse na quinta-feira passada que a disputa judicial sobre as taxas do presidente Donald Trump injeta temporariamente mais incerteza no mercado de ações, mas, ele argumentou, isso pode ser um presente para investidores que se preocupam com os efeitos da política comercial da Casa Branca.
“Mesmo que você acredite no comércio justo, não no livre comércio, como eu, você precisa se perguntar como conseguiremos acordos significativos agora que nossos parceiros de negócios sabem que os tribunais podem invalidar toda a agenda tarifária”, disse Cramer sobre o programa “Mad Money”. “Nesse sentido, mas apenas nesse sentido, talvez a derrubada de tarifas pelo judiciário seja a saída mais fácil desse pesadelo”.
Os comentários de Cramer foram feitos depois que o S&P 500 e o Nasdaq Composite terminaram a sessão de quinta -feira (29) um aumento de 0,4%, bem abaixo das máximas da sessão. O início das negociações na manhã de quinta -feira sugeriu que Wall Street estava se mudando para um dia forte, graças ao relatório de lucro da NVIDIA, um indicador de inteligência artificial, melhor do que o esperado na noite anterior e à decisão do Tribunal Internacional dos EUA que anulou a maioria das tarifas da maioria dos Trump.
No entanto, argumentou o sentimento positivo ao longo do dia, argumentou Cramer, porque a incerteza sobre as conteções legais às tarifas aumentou. O governo de Trump prometeu contestar a decisão do tribunal inferior e disse que poderia pedir ao Supremo Tribunal que suspenda a decisão na sexta -feira. Então, na tarde de quinta -feira (29), um Tribunal de Apelações decidiu a favor da Casa Branca e suspendeu temporariamente a decisão do Tribunal de Comércio Internacional.
Acordos de negócios
“Nesse momento, o governo precisa esperar que nossos parceiros de negócios acreditem que a Suprema Corte mantenha tarifas, ou que outro caso contra a próxima iteração da tarifa de alguma forma. Porque, se o judiciário derrubar as tarifas, Trump não terá carta para negociar novos acordos comerciais”, disse Cramer.
A razão pela qual isso importa para o mercado de ações é que a esperança de que os EUA em breve encerrem os acordos comerciais com muitos países – levando a taxas de importação mais baixas e mais clareza para empresas e consumidores – ajudou a aumentar o S&P 500 nas últimas semanas. O índice subiu quase 19% desde o fechamento de 8 de abril, um dia antes de Trump suspender voluntariamente a maior parte das tarifas “recíprocas” que levaram o mercado a uma queda de quatro dias.
“Por outro lado, se [os juízes da Suprema Corte] Permanecendo contra a Casa Branca, não precisamos nos preocupar com os varejistas aumentarem os preços em geral para transmitir os danos das tarifas ”, disse Cramer.
Quando solicitado a responder às declarações de Cramer, a Casa Branca se referiu à CNBC os comentários anteriormente feitos na quinta -feira pelo secretário de imprensa, Karoline Leavitt. “A Suprema Corte precisa terminar isso”, disse Leavitt em entrevista coletiva. Os juízes do Tribunal Internacional de Comércio dos EUA “estão ameaçando minar a credibilidade dos EUA no cenário mundial”, disse Leavitt.
Informação: Charitable Trust de Jim Cramer, o portfólio usado pelo CNBC Investing Club, tem uma posição na Nvidia.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.